22/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Governo e Prefeitura dão início ao novo acesso às Moreninhas e revitalização da Avenida dos Cafezais

Governador também entregou 209 títulos de propriedade do Programa de Regularização Fundiária

Publicado em 27/10/2022 11:26 - Semana On

Divulgação Governo de MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um dia histórico para as Moreninhas. Assim, lideranças da região resumiram a quarta-feira (26). Ao lado da prefeita Adriane Lopes, o governador Reinaldo Azambuja assinou a ordem de início das obras do novo acesso aos bairros e da revitalização da Avenida dos Cafezais. Ele entregou ainda 209 títulos de propriedade de residências do Programa de Regularização Fundiária, totalizando 550 nas Moreninhas. Em setembro deste ano, 341 moradores dos conjuntos II e III já haviam sido contemplados com a entrega da titulação e, até o fim do ano, serão 1.254 famílias desses bairros beneficiadas com as escrituras definitivas de suas casas.

Para o novo acesso às Moreninhas, o investimento é de R$ 42,9 milhões. A intervenção será a abertura de um novo caminho de entrada e saída por meio da avenida Alto da Serra. O governador Reinaldo Azambuja explicou que o acesso vai melhorar o tráfego na região Sul de Campo Grande e que o dinheiro já está na conta. “Esse novo acesso às Moreninhas é uma obra estruturante, uma obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais, alargamento, que dá um novo conforto, principalmente o ir e vir no horário de pico, intenso de veículos. Esse acesso vai interligar outros bairros e regiões importantes”, disse.

A prefeita Adriane Lopes lembrou que o investimento é uma solicitação de anos dos moradores de Campo Grande. “A população aguarda há alguns anos esse novo acesso que vai trazer mais tranquilidade na ida ao trabalho, no retorno, e também a expansão do bairro, o desenvolvimento chegando com mais força, nessa parceria, nessa construção. Os moradores da região aguardavam ansiosos por essa obra”.

Ela acrescentou ainda que a ação de regularização fundiária coloca fim a uma agonia de 25 anos. “Desde o início da nossa gestão, estivemos com o governador, firmamos uma parceria por Campo Grande e agora o governador está entregando o resultado. Estamos muito felizes. Mais de 200 famílias aqui das Moreninhas aguardavam há 25 anos a regularização fundiária das suas casas. É um momento muito positivo para a nossa Capital, em parceria com o Governo do Estado, com o governador Reinaldo”, declarou.

Por sugestão da Câmara Municipal, o novo acesso às Moreninhas deverá receber o nome de Jurandir Domingues de Oliveira, um líder da comunidade, falecido em 2015. A proposta ainda precisa ser sancionada pela prefeita Adriane Lopes. O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, afirmou que irá apresentar um projeto no mesmo sentido. “Esse é um momento sonhado por muita gente (o início da obra do novo acesso). O Jurandir foi um deles. Era um sonhador, um idealizador”, disse.

Por meio do Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água (Prosolo), o Governo do Estado também fez a entrega de três equipamentos para a prefeitura de Campo Grande: motoniveladora, pá-carregadeira e escavadeira. No valor de R$ 2,524 milhões, eles serão usados para conservação e adequação de estradas vicinais e obras de conservação de solo em áreas críticas, contribuindo para a meta de tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Neutro até 2030. Os recursos são do Tesouro do Estado e Ministério da Agricultura.

Também participaram das entregas os secretários estaduais Renato Marcílio da Silva (Infraestrutura), Jaime Verruck (Semagro) e Maria Cecília Amendola da Motta (Educação); a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopes; e o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, além de vereadores e secretários municipais.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *