22/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Crianças e adolescentes têm acesso a tratamento especializado para minimizar efeitos de doenças respiratórias

Reforma da Unidade de Saúde da Família do Cidade Morena terá início nos próximos 60 dias

Publicado em 26/05/2023 2:34 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Crianças e adolescentes atendidos na Unidade de Saúde da Saúde (USF) do Bairro Maria Aparecida Pedrossian agora têm acesso a atendimento especializado em fisioterapia respiratória. A iniciativa acontece através do Grupo “Respira AB”, implementado em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com apoio do Nasf Universitário A.

O tratamento, inédito no contexto das unidades básicas e de saúde da família da Capital, contribui para evitar e reduzir internações e quadros mais graves de pacientes com sintomas respiratórios agudos e crônicos, o que o torna uma importante ferramenta de promoção e prevenção em saúde, sobretudo pelo momento atual de surto de casos respiratórios que a Capital vivencia.

Os atendimentos ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, sob a supervisão da Profª Leila Foerster Merey, proporcionando tratamento em fisioterapia com o objetivo de minimizar os efeitos das doenças e sintomas respiratórios, melhorando a qualidade de vida das crianças acompanhadas e de seus familiares.

Durante as sessões, são realizadas orientações aos pais e cuidadores sobre medidas externas que podem ser adotadas, diminuindo o número de crises e ou a intensidade dos sintomas respiratórios.

Conforme a fisioterapeuta do Nasf Universitário A, Datiene Rodrigues, tais ações demonstram a importância do trabalho em conjunto da universidade com os serviços públicos de saúde, com benefícios importantes tanto para os estudantes quanto para a ampliação e qualificação das ações nos serviços de saúde.

“As atividades realizadas permitem que os pacientes sejam acompanhados próximo de suas casas, com apoio das unidades básicas de saúde, diminuindo as distâncias percorridas para acessarem determinadas ações de saúde, reduzindo filas de espera, riscos de internações e melhorando sua qualidade de vida”, destaca a fisioterapeuta.

Parceria

Desde março deste ano, a unidade tem intensificado os atendimentos com a parceria do curso de Fisioterapia da UFMS. As atividades práticas são realizadas com a presença e supervisão de professores do curso, tendo o apoio da equipe da unidade e do Nasf.

São identificadas as necessidades do território que permitem intervenções como: ações educativas, tratamentos individualizados, domiciliares, atendimentos coletivos como o Grupo para Pacientes com Dores Crônicas acompanhados pelos professores do curso de Fisioterapia e profissional de Fisioterapia e Educação Física do Nasf (Sesau).

Reforma da Unidade de Saúde da Família do Cidade Morena terá início nos próximos 60 dias

A Prefeitura de Campo Grande definiu a empresa que será responsável pela obra de reforma da Unidade de Saúde da Família Dr. Vicente Fragelli, no Cidade Morena. A expectativa é de que os trabalhos sejam iniciados em até 60 dias, conforme previsto no Edital.

Conforme o resultado  do processo licitatório divulgado na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial do município (Diogrande), a obra ficará a cargo da empresa Montenegro Construtora LTDA. O investimento previsto inicialmente no Edital é de R$ 216  mil.

O projeto contempla a readequação da estrutura física, incluindo as instalações elétricas, hidráulicas, telhado, fachada e áreas internas, seguindo as normas sanitárias vigentes.

Atualmente, a USF Cidade Morena é composta por duas equipes de saúde da família, com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares , residentes, agentes de saúde e administrativos. A unidade é responsável pelo atendimento de mais de 8 mil pessoas.

Melhorias

Somente este ano, quatro unidades de saúde da família já foram revitalizadas pela Prefeitura, nos bairros: Aero Rancho, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Jockey Club e Marabá. Está em andamento a revitalização do Complexo de Saúde Nova Bahia, que engloba a USF, o Centro Regional de Saúde e Distrito Sanitário, além da reforma completa da UPA Vila Almeida.

Nos últimos cinco anos, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *