13/06/2024 - Edição 540

Campo Grande

Confira o que abre e fecha em Campo Grande no feriado de Corpus Christi

Feriado pode alterar horários de funcionamento em órgãos e estabelecimentos na capital

Publicado em 28/05/2024 10:11 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nesta quinta-feira (30) é comemorado Corpus Christi em todo o Brasil. A data, no entanto, pode interferir no funcionamento de alguns estabelecimentos e instituições de Campo Grande. Para evitar imprevistos, é preciso estar atento ao que abre e ao que fecha no feriado.

Ônibus

O transporte público de Campo Grande irá operar com o Plano Funcional de domingos e feriados, ou seja, com 60% a menos da frota. Serão ao todo 117 ônibus na operação, sem linha especial.

O Consórcio deverá acompanhar a operação destas linhas e, caso necessário ou por determinação da fiscalização/ Agetran, disponibilizar veículos extras ou realizar ajustes necessários, para atender a demanda do momento.

No decorrer da sexta-feira, sábado e domingo os ônibus operam nos regimes usuais.

Repartições Públicas

Os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo não funcionarão nestas quinta e sexta, tanto pelo feriado como pelo ponto facultativo. Dessa forma, os atendimentos dos órgãos do Governo do Estado retomam atendimento normalmente somente na segunda.

A Prefeitura de Campo Grande também decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, assim, todos os atendimentos estão suspensos na quinta e sexta, retomando normalmente na segunda.

O decreto não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população. Com isso, o expediente segue normal nos Centros Regionais de Saúde 24h, Unidades de Pronto Atendimento, os de limpeza e coleta de lixo domiciliar.

Bancos

Neste feriado, os bancos não abrirão. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

Por isso, carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos nos feriados, ou no último dia útil do ano, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Os atendimentos retomam na sexta. Sábado e domingo não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias.

Unidades de Saúde

Já as unidades de saúde devem sofrer alterações em seu funcionamento. Durante o feriado, assim como nos fins de semana, somente as dez unidades 24 horas – UPAs e CRSs – funcionam normalmente. Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) pode informar, ainda, eventuais plantões de vacinação durante o feriado e ponto facultativo.

Comércio

Nesta quinta, o funcionamento do comércio ficará liberado – é permitido aos estabelecimentos seguirem normalmente com suas atividades, conforme as diretrizes da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

Segundo as normas estabelecidas, as empresas que desejam abrir seus estabelecimentos nesse feriado devem informar ao Sindicato Laboral com pelo menos cinco dias de antecedência.

Essa comunicação deve ser feita por escrito e protocolada. Além disso, há um custo de R$ 22,00 por empregado para que as empresas possam funcionar durante o feriado.

Mercados

Os supermercados poderão abrir normalmente neste feriado, no entanto, os empresários que optarem em manter os serviços na quinta deverão conceder, em contrapartida, a folga compensatória aos funcionários.

Correios

Nesta quinta, os Correios não abrirão. Os atendimentos retomam normalmente na sexta-feira. Já no sábado, o funcionamento é normal para as agências que rotineiramente abrem neste dia.

Detran-MS

O Detran não abrirá no feriado e, seguindo decreto, 31 de maio será ponto facultativo. Assim, os atendimentos retomam normalmente, na segunda-feira (3).

Sendo assim, as agências não terão atendimento presencial, mas 95% dos serviços ficam disponíveis 24h por dia no site ‘Meu Detran’ e no aplicativo ‘Detran-MS’.

Shoppings

No feriado, o Shopping Norte Sul Plaza funcionará normalmente, das 10 às 22h, para todas as lojas. Este horário também é válido para sexta e sábado. No domingo, o horário de funcionamento não muda, ou seja, as lojas funcionarão do meio-dia às 20h, as lojas âncoras das 11h às 20h e a praça de alimentação, das 11h às 21h.

O horário de funcionamento do Shopping Campo Grande também permanecerá o mesmo, das 10h às 22h, na quinta, sexta e sábado. No domingo as lojas abrirão do meio-dia às 20h, e a praça de alimentação, das 10h às 22h.

Assim como os outros dois, o Shopping Bosque dos Ipês não mudará o horário de funcionamento. Todas as operações funcionarão das 10h às 22h, quinta, sexta e sábado. No domingo a praça de alimentação funcionará das 10h às 21h e as lojas, do meio-dia às 20h.

Por fim, o Pátio Central Shopping não abrirá no feriado. O funcionamento retorna na sexta-feira, das 08h às 20h. No sábado o local funciona neste mesmo horário. Como de praxe, o Pátio não abre no domingo.

Bares e Restaurantes

Os bares e restaurantes de Campo Grande não devem sofrer alterações em seus horários de funcionamento neste feriado.

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) o funcionamento é normal, de prerrogativa de cada estabelecimento que, por ser feriado nacional, devem estar atentos às questões trabalhistas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *