Entre em nosso grupo
2
19.485.790/0001-70
Campo Grande
Pesquisadores do Instituto de Câncer Nagourney estiveram na Capital em visita ao hospital
Publicado em 12/08/2025 3:53 - Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
O Hospital Cassems de Campo Grande vai ampliar, em parceria com o Instituto de Câncer Nagourney (EUA), suas pesquisas metabolômicas – exame capaz de mapear o funcionamento interno do organismo e identificar alterações precoces causadas por doenças como o câncer de pulmão, demência e Alzheimer.
CLIQUE PARA SEGUIR A SEMANA ON NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO WHATSAPP
A iniciativa, inédita em Mato Grosso do Sul, reforça uma colaboração internacional que traz tecnologia de ponta e novas possibilidades de diagnóstico e tratamento personalizado aos pacientes. Até então, as pesquisas metabolômicas desenvolvidas em conjunto focavam no estudo do câncer de mama e de próstata.
O anúncio foi feito quando o Hospital Cassems de Campo Grande, por meio do seu Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), recebeu a visita dos professores Paulo D’Amora e Robert Nagourney, pesquisadores do Instituto de Câncer Nagourney, localizado em Long Beach, Califórnia (EUA).
A médica responsável pela Rede Amo, Rafaela Siufi, rede própria de tratamento oncológico, ressaltou que o estudo metabolômico tem o objetivo de levar o máximo de qualidade de vida possível aos pacientes, guiados por um exame inédito em Mato Grosso do Sul.
“É uma grande honra recebermos um pesquisador de renome internacional como o professor e doutor Robert, que traz uma nova frente de pesquisa também para pacientes com câncer de pulmão, demência e Alzheimer. Isso com certeza muda o prognóstico desses nossos pacientes e com esse protocolo conseguiremos fazer intervenções para que eles possam ter o máximo de qualidade de vida”, explica.
Paulo D´Amora, pesquisador do Instituto Nagourney, salientou que os trabalhos desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19, concluído em 2021, são muito citados na literatura mundial. “Sabemos que uma das características da Caixa dos Servidores é o incentivo ao conhecimento, tanto aplicado à residência médica, na formação de novos profissionais, médicos, como a toda a equipe multiprofissional. A Cassems é uma instituição ímpar aqui no Brasil, não deixa a desejar a nenhuma outra instituição e nós estamos muito felizes com a nossa parceria internacional”, afirma D’Amora.
O médico pesquisador destacou ainda a estrutura do laboratório do Núcleo de Ensino e Pesquisa. “Nós temos um laboratório voltado à coleta de material para esses diversos estudos. Agora, nós temos material de ponta para apoiar a gente, principalmente nessas pesquisas mais específicas em metabolismo, pesquisas voltadas não só para o câncer, mas agora para o entendimento do metabolismo de uma forma geral em até pessoas que não têm doença”, conta.
Robert Nagourney médico, pesquisador e presidente do Instituto de Câncer Nagourney, é responsável pelos estudos metabolômicos e durante a visita pode conhecer o laboratório onde já são realizadas pesquisas.
“O Instituto Nagourney e o Hospital Cassems de Campo Grande, por meio do Nep, trabalham juntos há um tempo, há sinergia em projetos e estudos que ganharam repercussão na área médica. Em geral, pesquisamos o metabolismo que é uma ciência muito profunda que permite examinar como o corpo faz e usa energia. Então, nós podemos usar essa energia do metabolismo para analisar a resposta da imunidade em pacientes com câncer e encontrar tratamentos e combinações que podem não ser pensadas de imediato. Como resultado, aumentamos a qualidade de vida dos pacientes”, finaliza.
Deixe um comentário