25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Campo Grande oferta de forma gratuita desde o atendimento odontológico básico ao especializado

Assistência da Rede Municipal de Saúde segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, por meio do SUS

Publicado em 23/03/2023 10:09 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Campo Grande é considerada uma das cidades referência quando o assunto é assistência odontológica na Rede Pública de Saúde. No último dia 20 comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Bucal, e preparamos um material detalhado sobre os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (Sesau), que vão abrange do atendimento básico ao especializado.

A assistência odontológica da Rede Municipal de Saúde de Campo Grande segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a coordenadora da Rede de Atenção Odontológica da SESAU, Christiane Saliba, os atendimentos abrangem desde a Atenção Primária à Urgência e Emergência.

“O município conta com uma rede odontológica estruturada para atender todas as necessidades da população. É importante ressaltar aindao quadro funcional que é composta de profissionais altamente capacitados”, destaca.

A oferta de atendimento odontológico na Atenção Primária está disponível nas 74 unidades de saúde que abrangem as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde e assistem à população mediante o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, por meio de medidas de caráter coletivo e estabelecimento do vínculo territorial com os usuários. São realizados procedimentos odontológicos no escopo da clínica geral, abordando todas as faixas etárias.

Também há  três Policlínicas Odontológicas que oferecem atendimento odontológico para crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 19 anos, na região dos bairros Universitário, Aero Rancho e Santa Emília.

O município ainda possui projeto de atendimento odontológico itinerante destinado a crianças menores de 05 anos de idade matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs.

O objetivo principal do projeto é reduzir o índice de cárie em crianças menores de 05 anos através da assistência odontológica preventiva e terapêutica, levando as Unidades Móveis de Atendimento Odontológico (Odontomóvel) até as EMEIs, aumentando o acesso e diminuindo o índice de faltas e abandono do tratamento. Ainda no escopo de assistência odontológica aos escolares, a Secretaria Municipal possui a Equipe Móvel de Prevenção em Saúde Bucal que percorre as escolas municipais e oferece atividades coletivas com foco na promoção e prevenção de saúde bucal, com atividades coletivas de Ensino de Técnica de Escovação e orientações de saúde bucal em geral.

Na Atenção Especializada, os cinco Centros de Especialidades Odontológicas, situados nas regiões dos Distritos Sanitários Centro, Bandeira (Cidade Morena), Imbirussu (Sílvia Regina), Prosa (Nova Bahia) e Anhanduizinho (Guanandy) oferecem atendimentos nas áreas de Endodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial ambulatorial, Estomatologia (com foco na detecção precoce de câncer bucal), Atendimentos a Pacientes com Necessidades Especiais/ Pessoas com deficiência, Odontopediatria e Radiologia. Na região central o CEO III/CEM, também oferta atendimentos na especialidade de Disfunção Temporo – Mandibular (DTM) e, ainda, possui Laboratório de Prótese Dentária, que oferece próteses totais superiores e inferiores para a população.

As especialidades odontológicas são reguladas via Sistema de Regulação (SISREG) e visa garantir acesso equânime para toda a população referenciada ao município de Campo Grande, atendendo preceitos que vão desde a classificação de urgência e risco, regionalização do fluxo de atendimento, correlações específicas entre as especialidades, até a necessidade de intervenção odontológica em âmbito hospitalar.

Para atendimento odontológico nos Centros de Especialidades, o cirurgião dentista da Unidade Básica ou Unidade de Saúde da Família, verifica a necessidade da continuidade do tratamento com especialistas e realiza o encaminhamento do paciente direcionando-o para a especialidade necessária.

A Rede de Urgência do município, constituída por 06 Unidades de Pronto Atendimento e 04 Centros Regionais de Saúde oferecem atendimento odontológico de urgência que concentram-se no gerenciamento de condições que requerem atenção imediata para alívio de dores intensas e/ou risco de infecção de origem odontológica. As Unidades de Pronto Atendimento Leblon e Coronel Antonino possuem profissionais odontólogos 24 horas por dia, as demais, ofertam atendimentos nos períodos noturnos durante a semana e aos finais de semana.

No ano de 2022, foram ofertados 218.800 atendimentos odontológicos nas unidades de saúde da Atenção Primária. Nas unidades de saúde da Atenção Especializada (Centros de Especialidades Odontológicas) foram executados 68.965 atendimentos odontológicos e nas unidades de saúde da Rede de Urgência foram realizados 57.229 atendimentos de urgência e emergência odontológica.  Ao todo, foram executados 344.994 atendimentos odontológicos em toda a Rede Municipal de Saúde no ano de 2022.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *