13/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Campo Grande implanta Biblioteca Digital Acessível com acervo de 3 mil livros em áudio e braile

Espaço possibilitará o acesso à literatura para pessoas com deficiência, por meio de ferramentas inclusivas

Publicado em 03/03/2024 9:25 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Campo Grande implantou a primeira Biblioteca Digital Acessível do estado de Mato Grosso do Sul. O espaço funcionará junto à Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos, no Horto Florestal.

Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo, afirma que a ação é um marco para a inclusão na capital. “Hoje demos início à implantação da Biblioteca Digital Acessível, pioneira na cidade e no estado. Aqui, iremos garantir um acesso igualitário à literatura para todos, reforçando o nosso compromisso em proporcionar a inclusão total em todos os nossos espaços”.

O casal Nivaldo Santos e Marelija Zanforlin representaram as pessoas com deficiência visual na ocasião e aprovaram a iniciativa. “É maravilhoso sentir-se incluído em um espaço cultural e poder usufruir de tudo que será oferecido. Este local ajudará muito todas as pessoas com deficiência, especialmente as crianças, que contarão com este ponto de apoio”, afirmou Marelija.

“A inclusão é algo recente, pois antigamente, pensava-se que as pessoas com deficiência não precisavam ter acesso a estes espaços. Então, é muito importante que sejam implantados locais como este, para que a gente possa ocupá-los. Estes materiais são caros e muitos não podem ter acesso, então ser disponibilizados gratuitamente, é de grande valia para a nossa comunidade”, pontuou Nivaldo.

A Biblioteca Digital Acessível possibilitará o acesso à literatura para pessoas com deficiência, por meio de ferramentas como lupa eletrônica, e-readers, computadores e tablets, dispositivo óptico eletrônico, lousa digital, reglete de mesa, scanner entre outros materiais, além de um acervo de 3 mil livros em áudio e braile.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *