Campo Grande
Com dados de abril e maio, informe indicou resultados mistos nas outras seis capitais analisadas
Publicado em 14/08/2024 9:27 - Vox MS
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Os últimos relatórios Indicadores do Registro Imobiliário, produzidos pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), mostraram que em abril e maio de 2024 Campo Grande apresentou o melhor índice de transações de compra e venda (C&V) de imóveis entre as cidades analisadas, em um comparativo com os mesmos períodos do ano anterior. O estudo também observou outras seis capitais e oito municípios, apontando desempenho misto.
Comparado com abril de 2023, Campo Grande realizou 45,4% a mais de transações de compra e venda, totalizando 1.842 registros. A variação de transferências totais também superou as outras capitais: foram 2.603 processos, 34,7% a mais que o mesmo período do último ano.
Outra cidade que se destacou foi São Paulo, com 35,5% de aumento no índice de compra e vendas na comparação anual, seguida pelo Rio de Janeiro (+24,1%), Recife (+17,8%), Curitiba (+7,1%), Florianópolis (+5,6%), e Fortaleza (+0,8%).
Além das capitais, oito municípios também foram analisados pelo relatório de abril, com destaque para Santos/SP (+34,5%), São José dos Campos/SP (+33,8%), Joinville/SC (+32,5%), Campinas/SP (+29,4%), Maringá/PR (+15,9%), Ribeirão Preto/SP (+10,7%), Londrina/PR (+8,3%) e Guarulhos/SP (+4,0%).
A análise de maio também colocou a capital sul-mato-grossense em destaque – frente a 2023, houve um aumento de 21% nas transações de compra e venda, somando 1.648 registros.
Em seguida vem Fortaleza (+8,2%), São Paulo (+7,7%) e Curitiba (+1,1%). Em contrapartida, houve queda nas três capitais restantes, sendo a mais expressiva a de Florianópolis, com -33,8%. Recife também sofreu queda, com -8,6%, e, por fim, o Rio de Janeiro obteve -0,9%, comparado a maio de 2023.
Os municípios selecionados também tiveram resultados mistos: Joinville (+27%), São José dos Campos (+4,6%), Guarulhos (-7,9%), Maringá (-8,8%), Londrina (-8,9%), Santos (-9,0%), Ribeirão Preto (-16,6%), e Campinas (-16,8%).
Dados analisados
Nas transferências totais, estão inclusos os registros de adjudicação; arrematação em hasta pública; cessão de direitos; compra e venda; dação em pagamento; desapropriação; dissolução de sociedade; distrato; doação; doação em adiantamento da legítima; herança, legado ou meação; incorporação e loteamento; integralização subscrição de capital; partilha amigável ou litigiosa; permuta; procuração em causa própria; promessa de cessão de direitos promessa de compra e venda; retorno de capital próprio; entre outros.
Sobre o Informe
O Informe do Registro de Imóveis é o único indicador do mercado com números de transferências de propriedades imobiliárias totais e com segregação de operações de compra e venda. Os dados são enviados pelos Registros de Imóveis para produção dos indicadores e estatísticas com metodologia desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Acesse o relatório completo em registrodeimoveis.org.br/portal-estatistico-registral.
Deixe um comentário