22/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Ações diversificadas da SAS reforçam protagonismo do idoso no mês dedicado à Melhor Idade

Unidades estão realizando, ao longo do mês, várias ações que têm o objetivo de ressaltar o papel fundamental do idoso na sociedade

Publicado em 12/10/2022 10:04 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O mês de outubro que é marcado por ações de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, também tem ações de valorização da pessoa idosa, já que no dia 1º foi comemorado o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Para marcar a data, as unidades da Secretaria de Assistência Social (SAS) estão realizando, ao longo do mês, várias ações que têm o objetivo de ressaltar o papel fundamental que a pessoa exerce tanto no núcleo familiar devido à experiência de vida quanto na sociedade.

Apesar de ser prática rotineira na Rede de Assistência Social do município, o fortalecimento de vínculos também é foco das atividades, que já ocorrem durante os encontros semanais realizados nos Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso.

A programação abrange desde passeios culturais até palestras sobre saúde e direitos dos idosos, passando por atividades recreativas, como bailes, bingo e almoços especiais. Para intensificar as ações algumas unidades investiram também no Dia da Beleza, oferecendo aos frequentadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, serviços de cabeleireiro e manicure, reforçando a autoestima dos idosos.

No CCI Jacques da Luz, nas Moreninhas, os 66 idosos já tiveram a oportunidade de repaginar o visual, além de participar de torneio de bocha, jogos de mesa e realizar exames na Blitz da Saúde, parceria com a Unidade de Saúde da Família do bairro e equipe de Enfermagem da Unigran.

A aposentada Natália Rodrigues Trindade aproveitou o Dia da Beleza e caprichou na escova. Ela também marcou presença na Blitz da Saúde e colocou os exames em dia, passando, inclusive, por um check up dentário.  “Participo de tudo que oferecem porque aqui é minha segunda casa. Adoro os bailes e acho importante todos que tiverem oportunidade buscar o CCI porque é um lugar onde fazemos amizade e vivenciamos novas experiências”, afirmou.

Amigo de dona Natália e também frequentador do CCI desde a década de 90, Vitor Araújo Farias conquistou o primeiro lugar no campeonato de bocha promovido na unidade em homenagem à Semana da Pessoa Idosa. “Adoro esportes e pratico todas as aulas de ginástica e caminhada”, afirmou.

“As comemorações priorizaram os direitos sociais, como cultura, lazer e esporte, alimentação, saúde, habitação, educação, transporte, direitos estes assegurados no Estatuto do Idoso”, explicou a coordenadora do CCI, Janaina Salvador.

A história da família Pereira foi um dos focos das comemorações organizadas pela equipe do Cras Nossa Senhora Aparecida, e motivou a ida dos idosos ao Museu José Antônio Pereira, onde o grupo aprendeu sobre a família dos fundadores da Capital e os costumes do século 19.

Atenta às explicações no dia da visita, a aposentada Maria Machado se encantou ao recordar a infância. “Fui criada na roça, morei em uma casa de barro também e pude rever objetos que fizeram parte da minha vida, coisas que nem lembrava mais. Foi muito emocionante”, ressaltou ela que é presença garantida em todas as atividades da unidade que, ainda realizou palestra sobre depressão na terceira idade.

Direitos e empoderamento

Também não faltaram orientações sobre os direitos da pessoa idosa. Com base no Estatuto do Idoso, o Cras Albino Coimbra (Jardim Aeroporto), em parceria com o Creas Centro realizou uma oficina para trabalhar o tema com os 30 frequentadores da unidade. “Levar essa temática aos idosos é uma ação de extrema importância pois contribui para o empoderamento dos idosos”, destacou o psicólogo Eliezer Grillo, do Creas Centro.

Já no Centro de Convivência Itamaracá, a equipe organizou um café da manhã para garantir a energia do grupo de 32 idosos que participou de um aulão especial de ginástica. Assim como ocorre em todas unidades da SAS, as atividades de valorização e fortalecimento de vínculos fazem parte da rotina dos idosos, mas a coordenadora do CC Itamaracá, Fernanda Bazanella, acredita ser importante reservar uma semana para reforçar o respeito à pessoa idosa.

“Eles se sentem valorizados em cada comemoração e a convivência tem sido de suma importância após o período da COVID quando tivemos que nos isolar e perdemos alguns colegas do grupo. Esses encontros são valiosos para cada um deles pois assim se sentem aquecidos pelas atitudes de amor e carinho”, concluiu.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *