20/06/2024 - Edição 540

Poder

Governadores condenam invasões e disponibilizam policiais estaduais para ajudarem o DF

O Fórum Nacional de Governadores chamou os responsáveis pelas invasões às sedes dos Três Poderes de "manifestantes golpistas"

Publicado em 08/01/2023 5:28 - Semana On

Divulgação Reprodução

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Fórum Nacional de Governadores divulgou uma nota de repúdio, neste domingo (8/1), em que condena as invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O órgão, que reúne os governadores e governadoras do país, externou “absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal”.

O Fórum chamou os responsáveis pelas invasões e depredações de “manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no país”.

Os chefes dos Estados também colocaram à disposição do DF envio de forças militares estaduais.

Confira a nota na íntegra:

“O Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal
Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito.

As Governadoras e os Governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis.”

Mato Grosso do Sul

O governador Eduardo Riedel (PSDB) usou o Instagram. “É inaceitável na nossa democracia o uso da violência, o vandalismo e a depredação de patrimônio público e privado em quaisquer tipos de manifestações. Não podemos aceitar a afronta à democracia e ao Estado democrático de direito”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *