29/02/2024 - Edição 525

Palavra do Editor

Eles merecem

Publicado em 04/03/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Lula e o PT merecem o inferno astral por que passam. Foram os responsáveis por reduzir a esquerda a um arremedo populista.

Não há dúvida de que o cerco contra o ex-presidente é um baque que vai afetar toda a esquerda, incluindo a não-governista. Vai, também, dar fôlego ao fascismo tupiniquim que tem colocado as manguinhas de fora. No entanto, a responsabilidade disso é do governo e dos governistas. Os mesmos que na criminalização das manifestações de 2013, uniram-se às PMs e a corja de extrema direita. Nas eleições, optaram por destruir Marina com a pior campanha de difamação da história e inflar Aécio, o mesmo Aécio que agora colhe dividendos com a humilhação do ex-presidente.

Estão há 13 anos tentando abrir a caixinha de Pandora. Conseguiram…

Vale lembrar também que em um Estado Democrático de Direito, ninguém está acima da Lei.

Na vara de partidos que compõem o chiqueiro da nossa política partidária, não há um sequer que não esteja enlameado até o pescoço.

Como disse a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em nota pública sobre a nova fase da Operação Lava Jato segue a ideia de que “a investigação e a punição dos atos de corrupção, atendendo ao princípio de que todos são iguais perante à lei e têm o direito à ampla defesa e ao contraditório”.

Questionar a competência da Polícia Federal na condução coercitiva de Lula também não cola.

À letra da lei não houve nenhuma ilegalidade. A medida ocorreu no âmbito da primeira instância da Operação Lava Jato, que é conduzida pelo juiz Sergio Moro e com sua autorização. Não houve nenhuma afronta ao Supremo Tribunal Federal (STF), como disseram alguns governistas, que mais uma vez apelaram ao discurso da vitimização e da perseguição. Um discurso político.

Finalmente estabelecer uma relação entre a condução coercitiva a que Lula foi exposto nesta sexta-feira (4) a uma tentativa de golpe é de uma desonestidade tremenda.

Não tem golpe algum.

Ainda assim, Lula e PT não são os únicos responsáveis por esta lambança em que se transformou o país. Na vara de partidos que compõem o chiqueiro da nossa política partidária, não há um sequer que não esteja enlameado até o pescoço.

É preciso ir além.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *