29/02/2024 - Edição 525

Mato Grosso do Sul

Três Lagoas realiza exposição Ecomoda

Publicado em 07/08/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Departamento Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Dança e Moda de Três Lagoas realiza, até o dia 14, a exposição Ecomoda, na Biblioteca Municipal Rosário Congro.

A exposição é composta por 12 vestidos que foram produzidos pelos participantes do projeto Ateliê Ecomoda, inspirados no patrimônio histórico e nas belezas naturais da Cidade, como Relógio Central, Obelisco e Lagoa.

Para a confecção das peças foram utilizados diversos produtos recicláveis, entre cacos de vidro e de madeira, resíduos de celulose, sacos de cimento, restos de demolição, plástico, papel, alumínio, cavaco de madeira, jornal e fios.

O coordenador do Núcleo de Dança e Moda e instrutor do projeto Ecomoda, Giovani Piancelli, disse estar muito feliz com a conclusão da primeira etapa da ideação, pois ela mostrou para as pessoas que vale a pena sonhar e fazer a diferença na sociedade. “A moda foi a linguagem mais propícia para chamar a atenção das pessoas para a importância da reciclagem. A arte faz parte das nossas vidas em todos os sentidos, e não foi diferente neste projeto. Estou muito feliz com a realização do desfile realizado no dia 01 de agosto e agora com esta exposição que vai proporcionar que todos possam apreciar o trabalho que foi produzido durante o projeto Ecomoda”.

A diretora de Cultura, Vickie Vituri, destacou que a moda é um dos grandes ícones de representatividade de identidade cultural de um povo. “Sinto um grande orgulho de estar em uma cidade do interior que está indo na contra a mão do processo de destruição do meio ambiente. Somos um grande exemplo para outros municípios do Brasil e também para grandes países, pois estamos realizando um projeto que alia a moda e a preocupação com o nosso planeta. Parabenizo o Giovani e todos os alunos que participaram do projeto pelos belíssimos vestidos e espero que tenhamos muitos outros módulos do Ecomoda e que esta iniciativa possa ir para outras cidades”.

Alunos

Durante a abertura da exposição foi realizada a entrega dos certificados para os alunos da primeira turma do projeto que auxiliaram na confecção das peças para o desfile.

A aluna Cecília Ramos destacou que participar do projeto foi fundamental para o seu crescimento e também para olhar o lixo de uma forma diferente. “Durante o curso pude me aperfeiçoar e fazer algo que nunca tinha feito antes. Foi muito gratificante ver o impacto das pessoas no dia do desfile ao ver que com materiais que normalmente são descartados podemos confeccionar lindos vestidos”.

Já a artesã Silmara de Deus, disse que resolveu participar do projeto por gostar de produzir peças diferentes. “O Ecomoda é muito interessante por nos mostrar que o lixo pode se transformar em lindos vestidos. Agradeço a oportunidade de ter participado do curso e espero poder continuar fazendo parte dos outros módulos do projeto, já que aprendi muitas coisas durante a sua realização”.

Serviço

O horário para visitação é das 7h às 17h. Os interessados em agendar uma visita à exposição devem ligar no telefone 3929-1039.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *