12/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Sejusp instala Conselhos Comunitários de Segurança Indígena em duas aldeias de Amambai

Iniciativa inédita permite que a polícia trabalhe em conjunto com a comunidade

Publicado em 24/08/2023 9:50 - Semana On

Divulgação Gov Ms

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança) criou os Conselhos Comunitários de Segurança Indígena (CCSI) das aldeias Amambai e Limão Verde, localizadas no município de Amamba. Ambos os conselhos foram oficialmente implantados ontem (23) por meio de resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado. Mato Grosso do Sul conta atualmente, com sete Conselhos Comunitários de Segurança Indígena.

Por meio da iniciativa, inédita no Brasil, é possível que a polícia trabalhe em conjunto com a comunidade, garantindo assim a presença da segurança pública no interior das aldeias, onde o trabalho ostensivo poderá ser feito tanto pela polícia, como pelas lideranças, que contarão com duas viaturas que serão doadas pelo Governo do Estado, por meio da Sejusp.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, com a presença dos órgãos de segurança pública a tendência é que a violência e o crime diminuam nas aldeias. “E junto com a comunidade, o resultado do trabalho policial é bem melhor”, complementa.

Os integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena das aldeias Limão Verde e Amambai, serão empossados nesta sexta-feira (25), durante a abertura da 2ª edição do “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, realizado – até sábado (26) – pela Sejusp, com o apoio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Os novos conselheiros permanecem no cargo até 2026. Os conselhos contam também com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar, que são membros natos.

A presidência do Conselho Comunitário de Segurança Indígena da aldeia Amambai, será assumida pelo cacique Arcênio Vasque, que tem como vice-presidente a líder indígena Lurdelice Moreira Nelson. Já na Aldeia Limão Verde o cacique Alimers Nelson assume a presidência do Conselho e a vice-presidência fica com Denildo Montiel, também liderança indígena.

As resoluções que instituem os novos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena estão publicadas a partir da página 23 do Diário Oficial do Estado e podem ser conferidas clicando aqui – nas páginas 23 a 25.

MS em Ação: Segurança e Cidadania

A partir de sexta-feira (25) até sábado (26), o Governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte Cultura e Cidadania), realiza em Amambai (MS), a 2ª edição do “MS Em Ação: Segurança e Cidadania”, que levará serviços para mais de 10 mil indígenas das etnias Guarani-Kaiowá, que vivem no município.

Nos dois dias, os povos originários tanto da Aldeia Amambai, onde acontece a ação transversal e inclusiva, como das aldeias Jaguari e Limão Verde, terão acesso gratuito a serviços como emissão da 1ª e 2ª vias de certidões de nascimento, carteira de identidade, título de eleitor, do CPF e da carteira de trabalho, atendimentos médicos e odontológicos, orientações sobre escovação e higiene bucal – com distribuição de kits com creme e escova dentais pela ABO/MS e Fareff, oficinas e palestras, entre outros.

Conselhos Comunitários de Segurança Indígena

Os Conselhos Comunitários de Segurança Indígena (CCSI), são grupos de pessoas da mesma aldeia ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Para mais informações, a coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS está disponível pelos números (67) 3318-6856/6800.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *