28/02/2024 - Edição 525

Mato Grosso do Sul

Riedel lança hoje o plano estadual de qualificação profissional

Estado abre o mês de maio com oferta de 2.797 vagas de empregos

Publicado em 02/05/2023 10:03 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O governador Eduardo Riedel lança nesta terça-feira (2) o plano estadual “MS Qualifica para um novo futuro”, a partir das 14h, no auditório da Governadoria. A primeira ação será o programa “Voucher Transportador”, que visa a qualificação de motoristas para veículos de cargas e ônibus, inclusive arcando com os custos para inclusão das categorias “D” e “E” na carteira de habitação.

Para este programa serão abertas mil vagas nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest/Senat, o “Voucher Transportador” vai funcionar como uma escola de motoristas profissionais.

Além dos cursos de qualificação, os motoristas terão isenção nas taxas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) referente a habilitação nas categorias “D” e “E”, assim como o custeio de todo processo (habilitação), inclusive quanto aos pagamentos às autoescolas e exames.

“Este é o início do processo, onde o Estado conseguir interferir ele vai contribuir para qualificação e acesso ao emprego. O Voucher Transportador vai atender os motoristas que gostariam de atuar neste segmento, mas que precisam além de se qualificar, ter condições de arcar com os custos da carteira de habilitação D e E e assim sair deste processo praticamente com o emprego garantido”.

De acordo com a Semadesc, existem atualmente 500 caminhões parados por falta de motoristas habilitados para esta função. Tem uma demanda crescente no Estado por estes profissionais, em função do aumento da produção, principalmente no setor de celulose.

Plano Estadual

O Plano Estadual de Qualificação Profissional busca contribuir com os trabalhadores para obtenção de melhores empregos, para criar novas oportunidades e aumentar a renda dos profissionais, promovendo assim a inclusão social e combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade.

Durante o evento desta terça-feira serão assinados o acordo de cooperação para realização do plano e o termo de compromisso do programa “Voucher Transportador”. A qualificação profissional é um dos pilares da gestão do governador Eduardo Riedel, que colocou o tema como prioridade em seu plano de governo.

Fundação abre o mês com oferta de 2.797 vagas de empregos

O mês do trabalhador começa com praticamente 3 mil vagas em aberto no Mato Grosso do Sul na Funtrab (Fundação do Trabalho), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Os postos de trabalho são diversos e são disponibilizados nas principais cidades do Estado.

Em Campo Grande, por exemplo, são 1.365 vagas, se destacando 10 para açougueiro, 38 para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 26 para ajudante de obras, 12 para auxiliar de armazenamento, 29 para auxiliar de cozinha, 68 para auxiliar de limpeza, 60 para auxiliar de linha de produção, entre outras.

Já em Amambai, cidade do sul do Estado, são 118 vagas, enquanto em Aparecida do Taboado são 57. Em Aquidauana, são 21 postos de emprego em aberto, enquanto em Caarapó são 54 e em Cassilândia são 116 e em Chapadão do Sul 178.

A lista completa das vagas e endereços das Casa do Trabalhador nas respectivas cidades em que houver vagas consta neste link. Os interessados podem comparecer ao local com RG, CPF e Carteira de Trabalho, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

Além de concorrer às vagas, dar entrada no seguro-desemprego também é possível nestes locais. É possível agendar o atendimento previamente pelo aplicativo MS Contrata+, podendo assim evitar filas, otimizando o serviço da Funtrab.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *