07/10/2024 - Edição 550

Mato Grosso do Sul

Riedel e Contar disputarão o segundo turno em Mato Grosso do Sul

Puccinelli ficou em terceiro lugar, seguido por Rode Modesto e Giselle Marques: confira os eleitos para o Senado, Câmara Federal e ALEMS

Publicado em 02/10/2022 8:49 - Victor Barone

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O segundo turno da disputa pelo Governo do Mato Grosso do Sul será disputado entre Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB). Com quase 100% das urnas apuradas, Contar somou 26,72% dos votos válidos, contra 25.17% de Riedel. O ex-governador André Puccinelli (MDB) ficou em terceiro, com 17,18%, seguido por Rose Modesto (União Brasil), com 12,42%, Giselle Marques (PT), com 9,42%%, e do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, com 8,67%%.

Eduardo Corrêa Riedel é carioca de nascimento e sul-mato-grossense de coração, com fortes raízes no estado e uma história de protagonismo e representatividade tanto no agronegócio quanto na gestão pública. Graduado em ciências biológicas é mestre em zootecnia e especialista nas áreas de gestão empresarial e gestão estratégica.

Em 1995 Riedel assumiu a gestão da propriedade rural da família, em Maracaju. Com foco na gestão e na tecnologia, mudou o perfil produtivo da Fazenda Sapé – tornando-a referência em governança familiar, sustentabilidade e diversificação. Mas foi a vontade de fazer mais pelo coletivo que levou Riedel a participar do Sindicato Rural de Maracaju até presidir a entidade em 1999. Seu perfil de liderança o transformou em presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL e, em seguida, diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Em 2015, a convite do governador Reinaldo Azambuja, assumiu um desafio ainda maior e aceitou ser secretário de governo. À frente desta secretaria por dois mandatos, Riedel cortou despesas, modernizou processos e liderou equipes de várias áreas, em busca de mais eficiência e resultado no serviço público.

E foi à frente da Secretaria de Infraestrutura que Riedel dialogou mais diretamente com os municípios, por meio de uma gestão municipalista que destinou bilhões em investimentos, contemplando obras e serviços em todo o Mato Grosso do Sul.

A disputa pelo Governo do Estado é sua primeira experiência parlamentar.

Renan Barbosa Contar nasceu no dia 25 de dezembro de 1983, em Campinas (SP), filho de Rene Roberto Contar e Miriam Machado Barbosa Contar, que o aconselharam a escolher Campo Grande para residir após a formação na AMAN, continuando o trabalho ligado as raízes da família, iniciado por seu avô paterno, senhor Arif Contar, libanês que veio para o Brasil no início do século passado.

Renan é casado com Iara Diniz e sempre foi apaixonado por esportes e motociclismo, tendo percorrido 18 países na América, a bordo de sua moto. Em uma dessas aventuras, alcançou os extremos da América (Ushuaia-Argentina e Alasca-Estados Unidos).

A admiração pela organização, pela farda, pelo preparo físico sempre inspiraram Renan e virou vocação. Cursou a Escola Preparatória de Cadetes para o Exército (EsPCEx) e formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, a AMAN.

É pós-graduado pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO em 2017, fluente em inglês (Universidade de Cambridge-Reino Unido) e espanhol.

Em 2018, Renan Barbosa Contar foi eleito deputado estadual com 78.390 votos pelo PSL.

Tereza Cristina vence disputa pelo Senado

A ex-ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina (PP), foi eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul. Totalizando quase 61% votos, ela substitui Simone Tebet (MDB), que abriu mão da disputa para o Legislativo para concorrer à Presidência da República nessas eleições.

Liderando as pesquisas durante toda a campanha, Tereza Cristina desbancou dois nomes conhecidos no Estado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) e o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PSD).

Definidos deputados federais por Mato Grosso do Sul

Oito deputados federais foram eleitos por Mato Grosso do Sul, neste domingo (2). Marcos Pollon (PL) lidera a lista de deputados, seguido por Beto Pereira (PSDB), e o ex-secretário da saúde Dr. Geraldo Resende (PSDB.

Confira a lista dos deputados federais:

Marcos Pollon (PL);
Beto Pereira (PSDB);
Dr. Geraldo Resende (PSDB);
Vander Loubet (PT);
Camila JAra (PT);
Dagoberto (PSDB);
Dr. Luiz Ovando (PP);
Rodolfo Nogueira (PL).

Confira quais foram os deputados estaduais eleitos

Os 24 candidatos eleitos para ocupar as cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul já estão definidos. No legislativo, deputados exercem mandatos por quatro anos e são a base do Executivo, criando, aprovando e fiscalizando Leis. Mara Caseiro foi a que obteve mais votos.

Confira abaixo a relação completa:

Mara Caseiro (PSDB)
Paulo Corrêa (PSDB)
Zeca do PT
Jamilson Name (PSDB)
Zé Teixeira (PSDB)
Lídio Lopes (Patriota)
Pedro Caravina (PSDB)
Coronel David (PL)
Pedro Kemp (PT)
Lucas de Lima (PDT)
Junior Mochi (MDB)
João Henrique Catan (PL)
Gerson Claro (PP)
Londres Machado (PP)
Antonio Vaz (Republicanos)
Tiago Vargas (PSD) – sub judice
Rafael Tavares (PRTB)
Renato Câmara (MDB)
Amarildo Cruz (PT)
Neno Razuk (PL)
Marcio Fernandes (MDB)
Lia Nogueira (PSDB)
Roberto Hashioka (PSDB)
Rinaldo Modesto (Podemos)


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *