29/05/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Projeto de Dourados será expandido para 22 municípios da fronteira

Publicado em 22/05/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O projeto de desenvolvimento do pólo metalmecânico de Dourados deverá ser expandido para a Borda de Fronteira Central, formada por 22 municípios. A possibilidade foi debatida no último dia 20, durante reunião com representantes dos municípios na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Semdes) de Dourados.

O município é sede do Grupo de Trabalho III (GT III), chamado Borda Fronteira Central, do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira (NFMS) que congrega municípios que não fazem fronteira direta, mas que estão numa área de até 150 quilômetros do Paraguai, numa região que vai de Bodoquena e Naviraí.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) desenvolve o programa no Estado junto com a Semac. Em nível nacional o programa é desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional. O GT I atende a Borda Fronteira Brasil/Bolívia e o GT II atende Borda Fronteira Brasil / Paraguai.

A próxima reunião acontece no dia 5 de junho, às 14h, quando serão ampliadas as discussões sobre os projetos regionais, que receberá apoio do Ministério. “A proposta é gerar emprego e renda, através da expansão econômica para o desenvolvimento das cidades em todas as áreas, puxadas pela educação e saúde”, afirmou a titular da Semdes, Neire Colman.

Turismo

Ao mesmo tempo se investirá no turismo, já que muitos municípios desse grupo têm potencial ou são consolidados, como Bonito, para a área, e na ampliação do comércio e serviços. A qualificação de mão de obra para atender a demanda de instalação de empresas decorrentes do desenvolvimento do projeto também é discutida.

Fazem parte do GT III os municípios de Dourados, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia, Taquarussu e Vicentina.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *