26/02/2024 - Edição 525

Mato Grosso do Sul

Para valorizar segurança pública, Riedel promove policiais e bombeiros militares

Governador promoveu a primeira coronel da história do Corpo de Bombeiros de MS

Publicado em 28/11/2023 9:30 - Semana On

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O governador Eduardo Riedel assinou novas promoções na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O ato tem o objetivo de valorizar os servidores da segurança pública e assim reforçar seu compromisso com as categorias. Desta forma contribui para que Mato Grosso do Sul seja um estado cada vez mais seguro.

A reunião que sacramentou as novas promoções ocorreu no Gabinete do Receptivo do Governo do Estado, no Parque dos Poderes. Para Polícia Militar foram promovidos dez novos coronéis. Já ao Corpo de Bombeiros são mais sete (coronéis), que chegarão ao ápice da carreira. As nomeações foram publicadas na segunda-feira (27), em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Nesta publicação ainda constam promoções dos Bombeiros para segundo-tenente, major, capitão, tenente-coronel e primeiro-tenente. Na PM para os postos de coronel, capitão, segundo-tenente, major e primeiro-tenente. (Confira a publicação completa)

“A PM está em estado de graça como esta promoção de 10 novos coronéis, que farão a diferença em Mato Grosso do Sul. Isto nunca tinha sido visto antes na história do Estado, promoção de dez coronéis de uma vez. Isto mostra que a PM está acompanhando o desenvolvimento do Estado”, afirmou o comandante da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas, também destacou a importância das novas promoções. “Isto mostra a valorização institucional e pessoal da corporação. Estes novos setes coronéis serão distribuídos por todo o Estado, para desempenharem funções importantes”.

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, ressaltou que as novas promoções mostra a valorização dos profissionais. “Desta forma motiva cada vez mais os servidores, regularizando as promoções, dando mais capacitações e novas missões para estes profissionais que foram promovidos”.

A primeira coronel da história do Corpo de Bombeiros de MS

Com 43 anos de idade, Carla Rouledo Moretti se torna a primeira mulher a ser promovida ao posto de coronel do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul. Ela chega ao ápice da carreira depois de muito esforço, dedicação e amor ao trabalho.

São 24 anos de carreira dentro do Corpo de Bombeiros. O seu pioneirismo não começou apenas agora, já que Carla ingressou em julho de 1999 na corporação, estando na primeira turma aprovada em concurso no Estado em que se abriu vagas para mulheres na instituição.

“Eu sou do primeiro concurso do Corpo de Bombeiros de MS que teve admissão de mulheres. Fui a primeira a ingressar na corporação e agora novamente a primeira a se tornar coronel, assim fecho o ciclo completo”, destacou.

A nova coronel lembrou que quando entrou na corporação não tinha referências ou exemplos a seguir, já que antes não tinha mulheres nesta carreira. Agora busca justamente servir de inspiração para mulheres que desejam entrar no Corpo de Bombeiros.

“Com certeza não tinha referência nenhuma, hoje me sinto referência para elas. Posso mostrar que elas podem chegar ao ápice da carreira, um caminho que pode ser percorrido por todas as outras”, completou. Além de ser a primeira mulher coronel, é a mais antiga da corporação.

Natural de Araçatuba, São Paulo, Carla Rouledo mudou-se para o Estado para seguir esta carreira tão desejada. Se tornou aspirante em 2002. Dentro da corporação atuou em diversas funções. Chegou ao posto de 1° Tenente em 2005, promovida para Capitão em 2009 e Major no ano de 2013.

Acostumada a ser pioneira na corporação, foi a primeira mulher no Estado a ocupar o posto de Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros em julho de 2018. Desde 2021 está à disposição da SAD (Secretaria Estadual de Administração), a frente da Coordenadoria de Gestão de Concursos Públicos e Processos Seletivos. “Este é um momento indescritível, de uma emoção muito grande”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *