25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Maio da Diversidade traz ações de Cidadania LGBTQIA+

A iniciativa celebra os 12 anos Lei que instituiu o dia 17 de Maio como o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Mato Grosso do Sul

Publicado em 03/05/2023 10:00 - Semana On

Divulgação MS Gov

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com objetivo de sensibilizar a população para a causa LGBTQIA+ e fortalecer as políticas públicas voltadas para o segmento, a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBTQIA+, inicia o mês de maio com a campanha “Maio da Diversidade LGBTQIA+ 2023”.

A iniciativa celebra os 12 anos Lei nº 4.031, de 26 de maio de 2011, que instituiu o dia 17 de Maio como o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Mato Grosso do Sul, e os 33 anos que a Assembleia Geral da OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”, eliminando assim a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.

“O Maio da Diversidade vem para fortalecer a construção de políticas públicas eficientes, celebrando novas parcerias com órgãos municipais e do próprio Governo do Estado, além de mobilizar toda a sociedade pela luta dos direitos da população LGBTQIA+. Sabemos que Mato Grosso do Sul, destaca-se no cenário nacional quando falamos da pauta LGBTQIA+, mas sabemos também que ainda há muito que avançar. Maio celebra as conquistas além de ajudar a divulgar o que tange às legislações, mas nosso caminho ainda é longo com foco na cidadania LGBTQIA+”, ressalta o subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBTQIA+, Vagner Campos Silva.

Estão previstas para o mês de maio ações educativas e de luta por mais direitos ao trabalho, à saúde, à educação e, principalmente, o direito à vida. Tendo em vista que o Brasil ocupa o topo no ranking de países que mais violentam e matam LGBTQIA +, sobretudo travestis e mulheres transexuais.

Acesse aqui o calendário de ações do Maio da Diversidade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *