25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Infovia Digital avança dentro do cronograma em MS

Previsão é de wi-fi gratuito em praças públicas da Capital ainda em 2023

Publicado em 06/04/2023 10:38 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma transformação está acontecendo em Mato Grosso do Sul com a implantação da Infovia Digital, que vai permitir a democratização da informação e avanços como telemedicina, segurança pública por videomonitoramento e educação à distância. Em reunião com o governador Eduardo Riedel na quarta-feira (5), o Grupo Sonda apresentou os avanços na implantação e a previsão da implantação de wi-fi gratuito ainda neste ano no Bosque da Paz e na Praça do Peixe, em Campo Grande. Foi a primeira reunião do governador com o consórcio.

Eduardo Riedel destacou que a internet de alta velocidade vem no escopo de um projeto que virou exemplo nacional e representa um salto para o desenvolvimento do Estado. “Desdobramos todas as consequências desse projeto que vai colocar Mato Grosso do Sul em um outro patamar, em todas as políticas públicas. Nós estamos falando de segurança, educação, telemedicina. Aquilo que a gente imaginava há cinco anos está se tornando realidade. O que queremos agora neste ano é já começar a entregar os primeiros resultados. No aniversário de Campo Grande, começa aqui pela nossa Capital Morena entregas expressivas. Lembrem-se que terão 21 praças que terão internet gratuita, de alta velocidade e qualidade. É uma transformação que vai acontecer em Mato Grosso do Sul e está começando agora”, disse o governador.

O CEO Global do Grupo Sonda, Jose Orlandini, afirmou que tem “confiança absoluta no Estado” e que a parceria possibilitará um futuro tecnológico com telemedicina e avanços digitais na área de segurança e educação a distância. “Estamos em uma etapa de execução de projeto, instalando fibra, equipamento, com o Data Center em construção, o centro de controle. Informamos o governador como está o avanço e como está o cronograma e o governador falou sobre as preocupações e prioridades”, contou o CEO.

A secretária especial do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Eliane Detoni, destacou a importância do encontro. “O objetivo dessa reunião foi apresentar o grupo Sonda ao governador. Na oportunidade, fizemos uma apresentação do balanço do contrato até agora e a gente constatou que o resultado tem sido bastante positivo. O projeto está realmente funcionando como uma parceria, existe uma sinergia muito grande entre as equipes da concessionária e a equipe do Estado de modo que vai ser possível fazer uma antecipação do cronograma de execução”, destacou.

Para o CEO da Sonda no Brasil, Ricardo Scheffer, a informação será massificada e a população terá novos serviços disponíveis. Ele destacou ainda que o grupo está “até adiantado” em relação ao cronograma de implantação. “Foi o primeiro contato com o governador. Expomos como está o avanço do projeto, como está avançando toda a implementação do projeto. Viemos entender um pouco a visão do governador da importância desse projeto e como ele vai abarcar e beneficiar toda a população e todo o Estado. A importância do projeto é clara e traz para a população a possibilidade de inclusão digital e de acesso à informação de maneira massiva e traz para o Estado a possibilidade através de uma pavimentação digital de entregar serviços e benefícios que hoje não são possíveis”, resumiu.

De acordo com o vice-presidente corporativo, Rivaldo Ferreira, com a implantação em fase avançada, Campo Grande deve ter entregas de serviços importantes até o fim de agosto. “Hoje temos uma estrutura já montada em Campo Grande. Temos um diretor de operações morando aqui. Ele está responsável por toda a gestão do projeto. Estamos em fase de contratação de várias equipes para começar o lançamento de fibras. Temos bastante avançada a construção do Centro de Operações, no Parque dos Poderes”, declarou.

A Infovia Digital vai permitir a prestação de serviços de transporte de voz, dados e imagem por meio de uma infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade, interligando os 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. Serão 6.950 Km de fibra óptica e wi-fi gratuito para 119 praças públicas.

Também participaram da reunião o VP da Vertical de Setor Público da Sonda, Marcio Santana; o diretor de Operações da Infovia, Carlos Henrique; o diretor Econômico-Financeiro do EPE, Rédel Neres; e Gustavo Nantes, da Secretaria Executiva de Transformação Digital.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *