01/03/2024 - Edição 525

Mato Grosso do Sul

Governo de MS investe mais de R$ 22,2 milhões para drenagem e pavimentação em Três Lagoas

Moradores do Bairro Jardim Alvorada comemoram e encerram um ciclo de aproximadamente quatro décadas

Publicado em 22/11/2023 12:45 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com mais de R$ 22,2 milhões em investimento do Governo de Mato Grosso do Sul para pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais na Avenida Jary Mercante e Rua Wilson de Carvalho Viana, em Três Lagoas, os moradores do Bairro Jardim Alvorada comemoram e encerram um ciclo de aproximadamente quatro décadas.

Uma das primeiras moradoras do conjunto habitacional, Maria Geralda da Silva, 80 anos, fala com orgulho do asfalto que contempla da calçada da casa onde mora há 43 anos.

Foi ali que ela e o marido – que faleceu há 20 anos – criaram os oito filhos e hoje é o endereço do almoço de domingo para 17 netos e 12 bisnetos. “Quando o tempo estava seco era poeira para todo lado, e quando chovia a lama tomava conta. Minha casa, ainda bem, nunca entrou água. Mas em outras ruas do bairro, todo ano tinha gente que perdia as coisas, porque a água vinha com força. Com o asfalto certinho, agora fica tudo ótimo”, disse Maria.

Na sombra de uma árvore em frente à residência, ela acompanhou o andamento da obra e se autodenomina “fiscal”. “Eu vi que foi tudo bem feitinho. E no canteiro me falaram que vão fazer uma ciclovia, se for isso mesmo, vai ser uma beleza. Eu penso que isso tudo significa progresso”.

A obra teve início em março deste ano com previsão de ser finalizada em 540 dias, mas em quase nove meses já tem 50% da execução concluída e deve seguir o cronograma de entrega prevista para o fim de 2024. São duas frentes de trabalho, uma de pavimentação e outra de terraplenagem. A drenagem já foi concluída e atualmente estão instalando bocas de lobo onde já tem pavimento.

Todo o movimento da obra atraiu novos moradores, que também estão satisfeitos com a mudança de acesso e tráfego no local. “Eu me mudei tem quatro meses, vim para trabalhar e terminar os estudos. Fiquei feliz quando vi que o iam fazer o asfalto. Melhora muito pra gente”, disse a empregada doméstica, Lucimara da Silva Fonseca, 18 anos.

E com o asfalto novo, os moradores também cogitam investir em negócios próprios na região. João Lacerda de Freitas, 63 anos, mora na casa, onde iniciou recentemente a venda de ovos, desde 1986. “Agora estamos pensando em fazer uma conveniência, porque falaram que vão fazer ciclovia no canteiro da avenida, vai ficar um lugar muito bacana para passear com a família e o pessoal pode parar para tomar uma água de coco”.

“É uma obra necessária e importante para a qualidade de vida da população. E o municipalismo se fazendo presente em todo o Estado”, disse o secretário da Casa Civil de MS, Eduardo Rocha.

A obra de drenagem da etapa que cruza a Avenida Baldomero Leituga tem mais de 6 quilômetros de extensão que garantirá grandes melhorias na região e permitirá a pavimentação de diversos bairros, somando mais de 54 mil metros quadrados de malha asfáltica, de acordo com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

“É uma obra importante que vai ajudar na mobilidade da região do Jardim Alvorada, melhorando os caminhos para que as pessoas possam ir e vir com segurança”, destacou o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *