01/03/2024 - Edição 525

Mato Grosso do Sul

“Educação será prioridade”, afirma Riedel

Governo do Estado entrega mais uma reforma de escola, outras 70 unidades estão em obra em MS

Publicado em 14/03/2023 12:06 - Semana On

Divulgação MS Gov

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Governo do Estado entregou a reforma da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, em Campo Grande, que atende com ensino em tempo integral, aproximadamente 300 alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Atualmente, em todo o Estado, 70 escolas estaduais passam por algum tipo de intervenção física – de pequenos reparos à reforma geral. A previsão é de que até o mês de maio, 40 obras serão entregues na Capital e no interior.

“Entregar mais esta reforma, em uma escola, renova nossa esperança. Nos garante que estamos no caminho certo, de investir cada vez mais em educação. É fundamental garantir infraestrutura, valorização profissional, isso demonstra a capacidade do Estado em investir na transformação que a sociedade vive. A comunidade escolar precisa ser atendida e estar confortável. Educação será nossa prioridade”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

A solenidade de entrega da reforma ocorreu na segunda-feira (13) na unidade escolar, que fica na Vila Margarida, em Campo Grande. O evento reuniu ainda os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Hélio Daher (Educação), além do deputado Gerson Claro (presidente da Assembleia Legislativa), o desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) Luiz Gonzaga Mendes Marques, entre outras autoridades do Estado e da Capital.

A diretora da escola, Adriane Leão, explicou que toda a intervenção, que teve início em março do ano passado, foi finalizada em janeiro deste ano, possibilitando que os alunos iniciassem o ano letivo 2023 já devidamente instalados na escola reformada. “O conforto dos alunos é primordial, se estão bem acomodados eles prestam mais atenção nas aulas, ficam dispostos. A aprendizagem ganha muito neste novo ambiente”.

Os alunos também comemoram as mudanças, inclusive o fato da escola – desde 2022 – oferecer o ensino em tempo integral. “Eu entrei no 1° ano, em 2021 e de lá pra cá muita coisa mudou. A escola passou a ser de autoria, com novos projetos. Melhorou a estrutura física, com essa reforma. Iniciando o ano letivo aqui no prédio novinho, a gente sente que melhora tudo”, disse João Vitor Silva, aluno do 3° ano do ensino médio.

“A participação dos alunos no dia a dia da escola é fundamental. Por isso é importante que eles saibam que o prédio reformado é para eles usufruírem e também cuidarem. Entregar um prédio é entregar dignidade e em estar aos nossos estudantes e profissionais da educação”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Reforma completa

A unidade escolar foi totalmente reformada, contemplando adequação da edificação às normas vigentes de acessibilidade e vigilância sanitária, além de proteção contra descargas atmosféricas, incêndio e pânico. O investimento total foi superior a R$ 7,1 milhões em infraestrutura e equipamentos.

Os serviços de intervenção incluem a substituição de cobertura, revestimentos de pisos, esquadrias, pintura geral interna e externa, instalações elétricas, serviços hidrossanitários e de águas pluviais, adequação de calçadas internas e externas e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade escolar.

Também foram entregues aproximadamente 650 uniformes – duas camisetas para cada estudante e uma bermuda para cada aluno do ensino fundamental – e 300 kits de materiais escolares.

Nos 79 municípios são atendidos mais de 180 mil alunos pela Rede Estadual de Ensino, entre crianças e jovens. Com recursos de R$ 20,3 milhões, o Governo do Estado adquiriu 486 mil uniformes e 192,8 mil kits escolares para distribuir aos alunos no retorno às aulas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *