Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Semana On

21/06/2026 - Desde 2009 informando com qualidade

Nos apoie:

Chave PIX:

19.485.790/0001-70

QR Code para doação

Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel mantém ampla dianteira na dispuita pelo governo do Estado

Fábio Trad e João Henrique ampliam presença na disputa em busca do segundo turno

Publicado em 27/05/2026 5:01 - Semana On

Divulgação Reprodução

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O governador Eduardo Riedel (PP) segue consolidado na liderança da corrida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo instituto Novo Ibrape. Embora o cenário permaneça amplamente favorável ao atual chefe do Executivo estadual, o levantamento aponta movimentações entre os adversários mais competitivos: o ex-deputado federal Fábio Trad (PT) e o deputado estadual João Henrique Catan (Novo) registraram crescimento em comparação com a sondagem realizada em março.

SIGA A SEMANA ON NO YOUTUBE, INSTAGRAMFACEBOOK, TIKTOK, X E WHATSAPP

Riedel aparece com 46,6% das intenções de voto no cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados — praticamente repetindo o desempenho do levantamento anterior, no qual havia alcançado 46,2%. A estabilidade reforça o patamar consolidado do governador, que mantém vantagem confortável sobre os demais concorrentes mesmo diante da entrada de novos nomes na disputa.

Na segunda colocação, Fábio Trad avançou de 15,7% para 17,5%, ampliando sua presença no eleitorado e reduzindo parcialmente a distância para o líder. João Henrique Catan também apresentou crescimento, passando de 5,5% para 6,9%, movimento que indica maior visibilidade de sua candidatura no cenário estadual.

A pesquisa marca ainda a inclusão de três novos nomes na disputa: Renato Gomes (DC), que estreia com 4,3%; Lucien Rezende (PSOL), com 2,8%; e Jefferson Bezerra (Agir), que soma 1,6% das intenções de voto. Com a ampliação do número de pré-candidatos apresentados ao eleitorado, houve mudança na composição do grupo de indecisos, além de votos brancos e nulos, que agora totalizam 20,9%.

Os números do cenário estimulado ficaram distribuídos da seguinte forma:

  • Eduardo Riedel (PP): 46,6%
  • Fábio Trad (PT): 17,5%
  • João Henrique Catan (Novo): 6,9%
  • Renato Gomes (DC): 4,3%
  • Lucien Rezende (PSOL): 2,8%
  • Jefferson Bezerra (Agir): 1,6%
  • Brancos, nulos e indecisos: 20,9%

Na modalidade espontânea — em que os entrevistados respondem sem acesso prévio aos nomes dos candidatos — o governador também lidera, com 10,6% das citações. Fábio Trad aparece em seguida, com 1,6%, enquanto João Henrique Catan registra 0,8%. O ex-governador Reinaldo Azambuja foi lembrado por 0,7% dos entrevistados, seguido pelo ex-juiz Odilon de Oliveira, com 0,4%, e Renato Gomes, com 0,3%.

O dado mais expressivo nesse cenário, porém, continua sendo o elevado índice de indefinição do eleitorado. Ao todo, 84,8% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder. O percentual é considerado esperado por analistas em fases pré-eleitorais, especialmente antes do início oficial das campanhas e da consolidação das candidaturas.

Além das intenções de voto, o Novo Ibrape também avaliou a percepção da população sobre a administração estadual. O governo Eduardo Riedel alcançou 71% de avaliações positivas, enquanto 23,6% classificaram a gestão de forma negativa. Outros 5,4% não souberam ou preferiram não opinar.

Na divisão detalhada da avaliação administrativa, 8,5% consideram a gestão “ótima”, 34,9% a classificam como “boa” e 27,6% apontam avaliação “regular positiva”. No campo negativo, 12,2% enxergam o governo como “regular negativo”, 5,2% o consideram “ruim” e 6,2% avaliam a administração estadual como “péssima”.

O levantamento foi contratado pelo portal Campo Grande News. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 25 de maio com mil eleitores em 18 municípios de Mato Grosso do Sul. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números MS-03839/2026 e BR-00615/2026.

SE FIZER SENTIDO PRA VOCÊ, APOIE O JORNALISMO DA SEMANA ON

Riedel evita antecipar cenário eleitoral, mas destaca capacidade política de Tereza Cristina


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *