21/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel aposta em qualificação da juventude para oportunidades de emprego

Programa de Estágio do governo de MS com 98 vagas para início imediato está com processo seletivo aberto

Publicado em 17/03/2023 10:23 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O governo de Mato Grosso do Sul está com processo seletivo aberto para o Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação. Estão sendo oferecidas 98 vagas para início imediato, além de vagas para cadastro reserva, para 34 cursos, a seleção será realizada em duas etapas, sendo uma prova escrita objetiva e um curso de capacitação.

As inscrições serão realizadas até o dia 2 de maio, por meio do link http://www.fapec.org/concursos e é gratuita. As provas serão aplicadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

As vagas são destinadas a estudantes das universidades participantes do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE/MS), sendo elas: Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Anhanguera-Uniderp. O estudante não poderá ser concluinte do curso neste ano ou estar cursando apenas disciplinas em regime de dependência.

“Através desse convênio com universidades públicas e privadas, vamos disponibilizar aos alunos estagiários adentrarem nas estruturas de governo, conhecerem modelos de governança e contribuírem com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. É um programa importante porque coloca o estudante dentro do Governo, onde pode acompanhar e entender como funciona e porque são tomadas as decisões da gestão”, explica o secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, sendo seis horas diárias de atividades.

O programa conta com uma bolsa-auxílio no valor de R$1.100 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Qualificação como estratégia

O governador Eduardo Riedel aponta a próxima década como decisiva na construção de políticas públicas que ofereçam aos jovens possibilidades reais de almejar um futuro melhor. O Estado tem 13.7% de sua população com idade entre 16 e 24 anos.

“São milhares de jovens com o futuro pela frente e ávidos por ter acesso a boa formação e qualificação profissional”, disse Riedel. Segundo ele, muito foi feito nos últimos anos na área da educação, mas muito há a ser feito ainda. Ele destaca como conquistas a ampliação da rede de escolas de tempo integral e a valorização profissional que levou MS a ter um dos maiores salários para os professores da Rede.

“Vamos investir na educação e na qualificação profissional. Estamos desenhando um futuro moderno, com oportunidades e infraestrutura que transformem o Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A Educação receberá um choque de gestão nos próximos anos, com políticas modernas e foco em resultados, diz Riedel. Uma gestão focada em resultados e em projetos que reflitam diretamente na vida das pessoas. Na educação, este forma de trabalhar pode ser revolucionária”, concluiu.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *