Mato Grosso do Sul
Quinta parcela do IPVA 2023 vence na quarta-feira
Publicado em 29/05/2023 12:58 - Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dará início à abertura de processo da primeira habilitação pelo Programa CNH MS Social para os inscritos da região de Dourados.
Edital de chamamento publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (29) convoca 710 candidatos dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.
Os convocados deverão se apresentar na Agência do Detran-MS do município, no horário e data estabelecidos no edital de chamamento. É necessário levar original e cópia de um documento de identificação para abertura do Processo Renach e captura de imagem. Todos sairão dessa primeira etapa já com o agendamento da avaliação psicológica em mãos.
“É muito importante que as pessoas convocadas leiam o edital com bastante atenção”, destaca a coordenadora do programa CNH MS Social, Priscilla Miyahira. “O edital de chamamento possui todas as informações que o candidato precisa para fazer todo processo sem nenhum tipo de contratempo”.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, é motivo de alegria acompanhar o avanço do programa. “É gratificante ser a ponte do Governo do Estado nessa iniciativa de cidadania que é o Programa CNH MS Social. Melhor ainda é saber que ele foi inspiração para o Voucher Transportador que tem o mesmo objetivo, de oferecer oportunidades para o cidadão sul-mato-grossense”.
Na mesma linha, o diretor-adjunto da autarquia lembra que assim como todas as ações da atual gestão, esses programas foram idealizados de modo a levar o Governo e o Detran para mais perto das pessoas. “Essa será uma marca do governador Eduardo Riedel”.
O edital de chamamento da regional de Dourados, está na edição número 11.171 e pode ser conferido na íntegra em https://www.detran.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/CNH-SOCIAL-REGIONAL-DE-DOURADOS.pdf.
Quinta parcela do IPVA 2023 vence na quarta-feira
A 5ª e última parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 tem vencimento em 31 de maio para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul.
Quem não recebeu ou perdeu o boleto pode acessar a segunda via pelo canal de atendimento na internet: www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva.
A arrecadação ajuda no desenvolvimento do Estado e dos municípios. Do montante, metade é destinado às prefeituras das cidades de onde o veículo foi emplacado.
PIX
Neste ano, todos os débitos estaduais podem ser pagos por meio do PIX – o sistema desenvolvido pelo Banco Central que permite operações financeiras em tempo real. A iniciativa da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) tem o objetivo de desburocratizar, facilitar o acesso e agilizar o dia a dia das pessoas.
Ao optar por essa forma de pagamento, o prazo para baixa do débito é reduzido de até 24h, para no máximo 5 minutos, já que o retorno bancário é instantâneo.
São aceitos pagamentos realizados por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, incluindo os bancos que não são conveniados com o Governo do Estado como os digitais, desde que sejam participantes do PIX.
Importante ressaltar que o limite de horário e valor para realizar as transações são regras determinadas pelo Banco Central. O pagamento por PIX consta no contrato de prestação de serviço assinado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil.
Deixe um comentário