26/02/2024 - Edição 525

Mato Grosso do Sul

CNH MS Social convoca 710 candidatos da região de Dourados para abertura de processo da 1ª habilitação

Quinta parcela do IPVA 2023 vence na quarta-feira

Publicado em 29/05/2023 12:58 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dará início à abertura de processo da primeira habilitação pelo Programa CNH MS Social para os inscritos da região de Dourados.

Edital de chamamento publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (29) convoca 710 candidatos dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.

Os convocados deverão se apresentar na Agência do Detran-MS do município, no horário e data estabelecidos no edital de chamamento. É necessário levar original e cópia de um documento de identificação para abertura do Processo Renach e captura de imagem. Todos sairão dessa primeira etapa já com o agendamento da avaliação psicológica em mãos.

“É muito importante que as pessoas convocadas leiam o edital com bastante atenção”, destaca a coordenadora do programa CNH MS Social, Priscilla Miyahira. “O edital de chamamento possui todas as informações que o candidato precisa para fazer todo processo sem nenhum tipo de contratempo”.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, é motivo de alegria acompanhar o avanço do programa. “É gratificante ser a ponte do Governo do Estado nessa iniciativa de cidadania que é o Programa CNH MS Social. Melhor ainda é saber que ele foi inspiração para o Voucher Transportador que tem o mesmo objetivo, de oferecer oportunidades para o cidadão sul-mato-grossense”.

Na mesma linha, o diretor-adjunto da autarquia lembra que assim como todas as ações da atual gestão, esses programas foram idealizados de modo a levar o Governo e o Detran para mais perto das pessoas. “Essa será uma marca do governador Eduardo Riedel”.

O edital de chamamento da regional de Dourados, está na edição número 11.171 e pode ser conferido na íntegra em https://www.detran.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/CNH-SOCIAL-REGIONAL-DE-DOURADOS.pdf.

Quinta parcela do IPVA 2023 vence na quarta-feira

A 5ª e última parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 tem vencimento em 31 de maio para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul.

Quem não recebeu ou perdeu o boleto pode acessar a segunda via pelo canal de atendimento na internet: www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva.

A arrecadação ajuda no desenvolvimento do Estado e dos municípios. Do montante, metade é destinado às prefeituras das cidades de onde o veículo foi emplacado.

PIX

Neste ano, todos os débitos estaduais podem ser pagos por meio do PIX – o sistema desenvolvido pelo Banco Central que permite operações financeiras em tempo real. A iniciativa da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) tem o objetivo de desburocratizar, facilitar o acesso e agilizar o dia a dia das pessoas.

Ao optar por essa forma de pagamento, o prazo para baixa do débito é reduzido de até 24h, para no máximo 5 minutos, já que o retorno bancário é instantâneo.

São aceitos pagamentos realizados por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, incluindo os bancos que não são conveniados com o Governo do Estado como os digitais, desde que sejam participantes do PIX.

Importante ressaltar que o limite de horário e valor para realizar as transações são regras determinadas pelo Banco Central. O pagamento por PIX consta no contrato de prestação de serviço assinado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *