22/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Cassems realiza ‘VI Semana da Enfermagem’ com palestras e treinamentos

A iniciativa tem o objetivo de promover integração e qualificação destes profissionais da área da saúde

Publicado em 19/05/2023 11:59 - Semana On

Divulgação Cassems

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na última segunda (15), teve início a sexta edição da “Semana da Enfermagem” do Hospital Cassems de Campo Grande. As atividades, que são voltadas para os colaboradores de enfermagem da unidade hospitalar, vão até sexta (19) e tem o objetivo de promover integração e qualificação destes profissionais da área da saúde. O evento é realizado em alusão ao “Dia Internacional da Enfermagem”, comemorado no dia 12 de maio, e ao “Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem”, celebrado no próximo sábado (20).

O tema do encontro deste ano é “O protagonismo da enfermagem na qualidade e na assistência segura” e, para o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, a valorização e o aperfeiçoamento da equipe são muito importantes para o resultado final na assistência à saúde.

“A Enfermagem tem grande importância para a Cassems, afinal de contas, são eles que conduzem o trabalho no dia a dia nas nossas unidades hospitalares. Valorizá-los e oferecer oportunidade de aperfeiçoamento do conhecimento é fundamental para que a gente avance enquanto plano de saúde e, sobretudo, garanta maior segurança e qualidade para os nossos beneficiários”.

A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, destaca a grandeza da enfermagem do plano de saúde. “A gente usualmente faz esses encontros, que tem o objetivo de atualizar protocolos, ter o momento de agradecimento as equipes e tirá-los um pouquinho da rotina. A Cassems tem uma rede de enfermagem muito poderosa, seja na sede administrativa, na auditoria, nos seus 10 hospitais ou nas suas unidades de atendimento. A gente replica e o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) faz a multiplicação desta educação que acontece em Campo Grande. Então, é primordial que uma classe profissional que cada vez mostre mais sua importância, sua inserção no cuidado, seja o cuidado pontual no hospital, seja o cuidado transversal, o cuidado longitudinal, a enfermagem está sempre presente”.

De acordo com o vice-presidente da Caixa dos Servidores, Ademir Cerri, “é muito importante que aqueles que estão na linha de frente sejam valorizados, homenageados e lembrados como muito afinco e ênfase. Porque a participação da enfermagem é tão importante na saúde que, por exemplo, um encontro como esse, nem todos eles aqui estão, porque estão no hospital dando o seu expediente”.

Para o diretor do NEP, Fabrício Colacino, realizar um evento deste porte vem ao encontro da grandeza da importância da enfermagem para as unidades hospitalares. “O NEP, como sempre, tem um papel muito importante na formação na educação, na atualização dos nossos profissionais. Na Semana da Enfermagem, equipe a qual a gente tem um respeito e admiração muito grande, pois são profissionais que cuidam diretamente do paciente em toda a jornada dentro de um hospital. Portanto, que seja uma semana de bastante aprendizado, de atualização, para que tudo isso chegue na ponta, para os nossos beneficiários, oferecendo qualidade e segurança, de forma técnica”.

Os responsáveis técnicos do Hospital Cassems de Campo Grande, Odilio Aquino Neto e Ana Paula Gonçalves, salientam que o tema escolhido propicia um debate construtivo entre os participantes. “Esse tema foi escolhido baseado no protagonismo da equipe de enfermagem do nosso hospital, então, assim, a gente vai querer mostrar um pouco do nosso trabalho durante a semana. Vamos falar do nosso trabalho, sobre algumas discussões pertinentes a segurança do paciente, que é um tema muito importante que nós cuidamos muito na nossa instituição, que nós estamos cada vez aprimorando mais, então eu acho que é de suma importância a gente está discutindo esses temas”, pontua Neto.

Já Ana Paula destaca que “é fundamental a gente trabalhar na assistência e a qualidade na assistência é feita através de protocolo. Então, assim nós temos bastante protocolo e a gente está instituindo alguns mais. Tudo isso, no fim, vai melhorar a qualidade na assistência prestada ao nosso paciente”, avalia Ana.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *