24/05/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Avanço na MS-473: Governo de MS inicia nova fase de recuperação asfáltica após obra para conter erosão

Projeto executivo para asfaltar MS-355, que liga Terenos a Dois Irmãos do Buriti, também foi contratado

Publicado em 06/05/2024 10:52 - Semana On

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A obra para conter a erosão na MS-473, em Nova Andradina, está avançando, e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou uma nova etapa de recuperação do asfalto na região.

Com um investimento superior a R$ 4,6 milhões, o Governo está empenhado em restaurar um trecho crítico da MS-473, afetado por erosões após as intensas chuvas no início do ano, que comprometeram não apenas a superfície asfáltica, mas também a segurança dos motoristas.

A fase emergencial, que envolveu a reconformação da bacia, controle do processo erosivo e reconstrução do pavimento no quilômetro 40, já foi concluída. Agora, no início de maio, teve início a etapa de recuperação da pavimentação asfáltica.

Devido à proximidade com o perímetro urbano, a apenas mil metros da sede do Instituto Federal (IFMS) de Nova Andradina, a Agesul, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog), precisou agir com agilidade para realizar os reparos necessários.

Para evitar novos incidentes, foram realizados serviços de construção de uma bacia de amortecimento e recuperação da drenagem existente. A previsão da Agesul é que os trabalhos estejam concluídos no primeiro semestre deste ano. Durante o período de obras, foi construído um acesso temporário para garantir a segurança dos alunos do IFMS.

“Priorizar a rapidez da obra foi uma diretriz do governador Eduardo Riedel. Estávamos preocupados com a segurança dos usuários desta via, especialmente os estudantes e servidores do IFMS, além de garantir o fluxo da produção local”, afirmou o secretário Hélio Peluffo.

Governo contrata projeto executivo para asfaltar MS-355, que liga Terenos a Dois Irmãos do Buriti

Na busca pela eficiência e qualidade das obras públicas, um passo essencial é a elaboração de projetos executivos detalhados e precisos. Baseado neste conceito, o Governo publicou no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (6) a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e projeto executivo de engenharia para implantação e pavimentação da rodovia MS-355.

O trecho em questão abrange desde o final do perímetro urbano de Terenos, no acesso ao frigorífico, totalizando aproximadamente 53,90 km e englobando os municípios de Terenos, Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Também passará pela Colônia Cascavel e não se limitará apenas à pavimentação, incluindo a construção de obras de arte especiais (OAEs).

O investimento estimado neste contrato é de R$ 1.968.285,95 e demonstra o compromisso do Governo do Estado, por meio da Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) em garantir a qualidade e a eficiência das obras de infraestrutura.

“Um projeto executivo detalhado serve como um guia preciso para a execução da obra, eliminando ambiguidades e fornecendo informações técnicas essenciais para os construtores”, explica o secretário da Seilog, Helio Peluffo. Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo com a transparência, eficiência e desenvolvimento da infraestrutura viária do estado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *