25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Zeca representará ALEMS em encontros que vão mapear demandas da Agricultura Familiar em MS

Os encontros regionais começam a partir do dia 19 de maio, em Nova Andradina

Publicado em 10/05/2023 1:57 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O deputado estadual Zeca do PT vai representar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nas Conferências da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais. Os encontros regionais começam a partir do dia 19 de maio, em Nova Andradina, e serão realizados até o mês de julho, tendo o objetivo de mapear as demandas da agricultura familiar no Estado.

Segundo Zeca do PT, os encontros regionais são de extrema importância para que o Executivo tenha um panorama completo da realidade que as pequenas comunidades rurais vivem no Estado. “Esses encontros que começam a partir da semana que vem pretendem reunir a população dos assentamentos de reforma agrária, do crédito fundiário, da agricultura familiar tradicional, quilombolas e povos originários para que tenhamos a oportunidade de debater quais são as reivindicações e demandas desse setor que tanto contribui para a produção de alimentos em nosso Estado”, pontua Zeca do PT.

Ao todo serão realizadas nove conferências voltadas para a agricultura familiar tradicional, duas direcionadas para os povos originários, duas para as comunidades ribeirinhas e de pescadores, e uma para comunidades tradicionais quilombolas.

“O fortalecimento da agricultura familiar é uma das principais bandeiras de meu mandato e essas conferências regionais vão nos auxiliar para ter um levantamento geral de quais as necessidades das comunidades do campo. Com essas informações podemos direcionar investimentos para aquisição de patrulhas mecanizadas, recuperação de estradas rurais, perfuração de poços artesianos, entre outras iniciativas que podem melhorar a qualidade de produção dos pequenos agricultores”, finaliza Zeca do PT.

As Conferências Regionais da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais serão promovidas pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e vão mobilizar em torno de 1,5 mil pessoas em todo o Estado. Os eventos também contarão com a organização da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e SEAF (Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais).

Agenda de Conferências da Agricultura Familiar

19 de Maio – Nova Andradina

Local: Projeto Conviver

24 de Maio – Coxim

2 de Junho – Ponta Porã (Nova Itamarati)

6 de Junho – Dourados

15/16 de Junho – Sidrolândia

23 de Junho – Itaquiraí

30 de Junho – Corumbá

7 de Julho – Nioaque

14 de Julho – Três Lagoas

Conferências dos Povos Originários

20 de Junho – Dourados

5 de Julho – Miranda

Conferência das Comunidades Quilombolas

12 de Julho – Campo Grande (Assembleia Legislativa)

Encerramento das Conferências

28 de Julho –  Campo Grande (Assembleia Legislativa)


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *