Entre em nosso grupo
2
19.485.790/0001-70
Legislativo
“Tanto eu quanto o governo Lula estamos 100% comprometidos com a reforma agrária e a demarcação de terras indígenas”, disse o deputado
Publicado em 14/03/2023 7:24 - Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
O deputado estadual – e ex-governador de MS – Zeca do PT usou suas redes sociais para comentar a ocupação de terras reivindicadas como território indígena em Rio Brilhante, e reafirmar seu alinhamento ao Governo Lula em relação à questão indígena.
“Tanto eu quanto o governo Lula estamos 100% comprometidos com a reforma agrária e a demarcação de terras indígenas. Porém, não será com ocupações ou invasões que vamos contribuir com esse processo”, escreveu em um trecho da publicação. Para sustentar a afirmação, ele compartilhou nos stories do Instagram link da matéria “Governo Lula quer mediar conflitos e acelerar reforma agrária, diz ministro”, publicada domingo pelo Uol Notícias.
A publicação do site cita declarações do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, dadas ao Estadão. “Protestos fora da lei não terão apoio do governo” e “Quando os movimentos souberem de alguma terra improdutiva, basta indicá-la para o Incra.”, disse ele ao jornal. Ainda segundo a matéria, a equipe econômica do governo avalia uma proposta para que devedores da União paguem parte de suas dívidas em terras, sendo que as propriedades poderão ser destinadas à reforma agrária.
De acordo com a Funai, 200 terras indígenas ainda não foram reconhecidas em todo o país. Em outro trecho do post nas redes sociais, o deputado de Mato Grosso do Sul reconhece a demanda acumulada de demarcação de terras indígenas e também da reforma agrária.
“Há uma demanda enorme reprimida por conta dos últimos anos, quando essas duas pautas estiveram esquecidas e abandonadas pelo governo federal. Porém, agora que Lula reassumiu a Presidência, precisamos ter paciência, pois a herança de Bolsonaro foi um orçamento destroçado, que precisa ser recomposto, com responsabilidade fiscal, para que seja possível destinar recursos para aquisição de terras a fim de cumprir com esses compromissos”, pontuou.
Zeca do PT também afirmou ser um “contrassenso pregar ou apoiar violações legais”. “Minha história de militância pelos movimentos sociais – como filiado do PT, deputado estadual, governador, vereador e deputado federal – sempre se pautou por lutar pela aprovação de leis que beneficiassem os trabalhadores sem terra, os povos indígenas, os quilombolas e as famílias mais pobres. Portanto, seria um contrassenso pregar ou apoiar violações ilegais”.
“Minha história de militância pelos movimentos sociais – como filiado do PT, deputado estadual, governador, vereador e deputado federal – sempre se pautou por lutar pela aprovação de leis que beneficiassem os trabalhadores sem terra, os povos indígenas, os quilombolas e as famílias mais pobres. Portanto, seria um contrassenso pregar ou apoiar violações legais.
Há uma demanda enorme reprimida por conta dos últimos anos, quando essas duas pautas estiveram esquecidas e abandonadas pelo governo federal. Porém, agora que Lula reassumiu a Presidência, precisamos ter paciência, pois a herança de Bolsonaro foi um orçamento destroçado, que precisa ser recomposto, com responsabilidade fiscal, para que seja possível destinar recursos para aquisição de terras a fim de cumprir com esses compromissos”, reforçou o deputado.
Deixe um comentário