22/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Vereador Prof. André Luis promove seminário sobre o bairro Lageado e o meio ambiente

Objetivo foi o de dar voz aos moradores dos bairros e contou com a presença de líderes comunitários e moradores da região sul da capital

Publicado em 28/06/2023 11:16 - Semana On

Divulgação Câmara CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O “Junho Verde” é uma campanha dedicada à sensibilização e conscientização ambiental. Pensando nisso, o vereador Prof. André Luis promoveu, na segunda-feira, dia 26 de junho, um seminário que discutiu a questão ambiental no bairro Lageado, em Campo Grande.

Com o objetivo de dar voz aos moradores da região, o seminário “O meio ambiente e os desafios do bairro Lageado” contou com a presença de líderes comunitários e moradores da região sul da capital.

Luciane Costadele, empresária, idealizadora do Projeto “Que Cidadão Eu Quero Ser” e uma das organizadoras do seminário, lembrou que a região abriga diversas empresas que causam transtornos ambientais à população local, mas que não existe contrapartida.

Para Rubens Honório Alcantara, presidente da Associação de Moradores do bairro Lageado, iluminação pública, saneamento e asfalto são demandas urgentes e que são reivindicadas desde quando o bairro começou a se formar.

O mau cheiro também foi colocado em pauta por Virginia Elias, líder comunitária do bairro Parque do Sol. Segundo ela, os procedimentos realizados por empresas deixam um odor muito forte e são motivo de reclamação de todos que frequentam a região.

Os moradores também relataram episódios de promessas de melhorias nos bairros feitas por políticos em época de campanha, mas que nunca se concretizaram. Diante das falas, o vereador Prof. André Luis afirmou que deve haver um compromisso mais sério: “Ano que vem é ano de campanha de novo. Os presidentes dos bairros devem pegar uma carta de compromisso e pedir para os candidatos assinarem e registrarem em cartório. Isso tem que ser compromisso!”

Águas Guariroba, Solurb, Planurb e Sugepe também participaram do seminário e apresentaram investimentos que serão feitos nos bairros. Segundo Catiana Sabadin, subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, está sendo elaborado um projeto que será apresentado no segundo semestre deste ano. A região deve receber recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para investir em urbanização e moradias.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *