Legislativo
“Depois do Desenrola para as dívidas com bancos, água, luz e varejo, nada mais justo que também dar a oportunidade de os estudantes do Fies terem condições especiais de quitar suas dívidas”, pontuou Vander
Publicado em 09/11/2023 2:00 - Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que permite o refinanciamento de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Quem assinou contrato com o Fies até o fim de 2017 ou tem débitos vencidos até 30 de junho de 2023 pode renegociar a dívida. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os descontos podem chegar a 100% dos juros e multas.
O estudante com dívidas junto ao Fies deverá solicitar a renegociação até 31 de maio de 2024 junto ao agente financeiro com o qual tem contrato. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil receberão demandas de renegociação a partir desta terça-feira, 7 de novembro.
Para o deputado federal Vander Loubet, coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, essa é mais uma medida importante para ajudar a população a regularizar seus débitos, assim como o programa Desenrola Brasil.
“Depois do Desenrola para as dívidas com bancos, água, luz e varejo, nada mais justo que também dar a oportunidade de os estudantes do Fies terem condições especiais de quitar suas dívidas”, pontuou Vander.
Lula usou suas redes sociais para celebrar a lei e incentivar os jovens a resolverem suas pendências com o Fies.
“Não tenha vergonha se você está devendo porque não pôde pagar ou porque alguém prejudicou você. Para nós, o que importa não é sua dívida, é que você volte a estudar e tire seu diploma”, concluiu o presidente.
Atualmente, mais de 1,2 milhão de alunos do Fies estão inadimplentes. O montante da dívida é de R$ 54 bilhões. Em Mato Grosso do Sul, o número de contratos inadimplentes é de 26.458.
Deixe um comentário