17/07/2024 - Edição 550

Legislativo

TV ALEMS começa a transmitir eventos simultâneos no YouTube e Portal do Legislativo

As transmissões simultâneas permitem que todas as atividades realizadas na Assembleia Legislativa sejam acompanhadas em tempo real

Publicado em 13/06/2024 11:20 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Há mais de 22 anos no ar, desde a inauguração em novembro de 2001, a TV ALEMS tem se consolidado como importante instrumento de divulgação das atividades realizadas na Casa de Leis. A partir de agora, pela primeira vez na história da TV do Legislativo, o público tem a oportunidade de conferir transmissões simultâneas no canal aberto 7.2 e também pelo YouTube, que pode ser acessado na página da televisão no Portal do Legislativo, a exemplo de formatos já implantados nas TVs Câmara e Senado.

Na primeira semana de junho, por exemplo, dois eventos foram realizados simultaneamente na Casa de Leis: 2º Seminário Estadual do Leite e reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto com dirigentes do futebol estadual. O primeiro transmitido no canal 7.2 e YouTube, enquanto o segundo também no YouTube.

“A Assembleia Legislativa vem se modernizando e as transmissões simultâneas de eventos parlamentares permitem que todas as atividades sejam acompanhadas em tempo real pela população sul-mato-grossense, aumentando a transparência do trabalho legislativo. Assim, os deputados podem mostrar seus trabalhos para suas bases, abrangendo maior público”, ressalta o secretário de Comunicação Institucional da Casa de Leis, Luciano Rodrigues Lima.

Conforme o jornalista Alessandro Perin, coordenador da TV ALEMS, “as transmissões simultâneas acontecem nas principais casas legislativas do país e aqui não pode ser diferente. É impossível uma televisão não acompanhar a tecnologia das redes sociais”. “Para os deputados isso é muito importante, pois antes havia limitação técnica para transmitir apenas um evento. Então, hoje, com essa possibilidade, o trabalho dos parlamentares se torna mais abrangente”, emenda Perin.

Programação

A TV ALEMS funciona em sistema digital, com 16 horas diárias de programação de segunda a sexta e 17 horas aos fins de semana, sendo que sessões plenárias, audiências públicas, sessões solenes, reuniões de frentes e comissões e seminários geralmente são transmitidos ao vivo.  Conta com 15 programas produzidos pela equipe de jornalistas, que abordam a legislação de Mato Grosso do Sul e seus impactos para a sociedade, economia, saúde, educação, segurança pública, cultura, entre outras áreas.

Coberturas ao vivo feitas pela TV ALEMS mostram o pluralismo da equipe de profissionais, formada por jornalistas, editores de imagens, cinegrafistas e auxiliares. Nas transmissões em tempo real, o público fica por dentro dos trabalhos legislativos realizados no âmbito da Casa de Leis.

De segunda-feira a sexta-feira, a programação vai das 6h até meia-noite, enquanto nos sábados e domingos, segue das 7h ao meia-noite. Dos 15 programas produzidos pela equipe, 6 são em parceria com entidades, como Defensoria Pública; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setesc); Polícia Civil; Tribunal de Justiça; Procuradoria Geral do Estado e OAB, além de 30 programas resultantes de convênios com TV Senado, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, entre outros órgãos.

História

Em novembro de 2001, na composição da Mesa Diretora da ALEMS, quando o saudoso Ary Rigo foi presidente e o deputado Londres Machado o 1º secretário, a TV ALEMS entrava no ar. No ano passado foi lançado o sinal aberto com apoio e empenho dos deputados Gerson Claro (PP), presidente, e Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário.

O momento histórico vivido pela TV ALEMS é motivo de alegria para os 24 deputados estaduais e jornalistas que fazem parte dessa engrenagem, já que apresenta maior alcance na divulgação dos trabalhos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *