25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Projetos apoiados por Vander na UFMS beneficiam mais de 1 milhão de pessoas

O investimento totaliza mais de R$ 2 milhões

Publicado em 26/03/2024 11:42 - Semana On

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na segunda-feira (25), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentou os projetos apoiados por emendas parlamentares individuais direcionadas pelo deputado federal Vander Loubet no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação. O investimento totaliza mais de R$ 2 milhões e beneficiará mais de 1 milhão de pessoas.

“Estou muito emocionado, muito feliz com essa recepção, em especial. Quero aqui agradecer a todos os nossos professores, diretores, gestores e colaboradores da Universidade, que estão aqui para testemunhar esse momento. São praticamente 15 projetos que nós vamos executar com esse olhar, com a iluminação do nosso amigo Vander, coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, que teve a sensibilidade de olhar a educação superior no estado. Não é só olhar a UFMS, é olhar a educação superior no Mato Grosso do Sul”, afirmou o reitor Marcelo Turine.

Durante a cerimônia, foram apresentados todos os projetos que receberam apoio a partir das emendas. “A gente precisa fazer um portfólio para registrar tudo isso, toda essa história e agradecer o apoio constante dos projetos que, fundamentalmente, apoiam a cidadania e a inclusão social. Então, a gente tem essa consciência coletiva muito forte e quero aqui destacar o quanto que, com esse diálogo aberto para o fortalecimento, a gente pode caminhar todos juntos, unidos, em prol de quem mais precisa, que são as pessoas. Então, nosso muito obrigado, obrigado em nome da Universidade”, disse Turine.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, expressou gratidão pelo apoio à cultura de Mato Grosso do Sul. “Tudo isso está em prol do nosso objetivo final, que é atender a comunidade sul-mato-grossense.”

A diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Vivina Dias Sol Queiroz, destacou a importância da parceria para o funcionamento da Universidade. “A gente agradece muito, e pode contar com o nosso apoio, porque a Universidade só consegue se tiver essa articulação, se não fosse isso, nós não seríamos nota máxima. Essas emendas são fundamentais para o funcionamento da nossa universidade, aí nós conseguimos, deputado, fazer tudo isso que está sendo mostrado aqui agora para a comunidade. […] São essas medidas que permitem o conhecimento que os nossos professores, pesquisadores têm, aliar com o recurso que é necessário, para que as ações sejam realizadas”, disse.

O deputado federal Vander Loubet também destacou a importância da proximidade com a Universidade para a promoção de ações em prol da sociedade. “É uma aproximação da Universidade e me orgulho muito disso, nessa relação institucional com o Parlamento. Acho que na Universidade, a gente trouxe mais ela próxima à população, e também, como deputado, me orgulho muito de a gente poder aproveitar as melhores cabeças da Universidade e podermos estar ajudando. Para mim, é um orgulho muito grande, estou muito feliz e tenho certeza que essas parcerias são sólidas”, ressaltou.

O deputado estadual Zeca do PT também esteve presente e celebrou as conquistas para a Ciência e a Educação. Para representar o governador do Estado, Eduardo Riedel, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, comentou sobre a relação entre a Universidade e o congresso. “Nós reconhecemos a sensibilidade dos parlamentares que estão atentos à sociedade e promovem a democracia por meio dessas emendas, trazendo projetos de extensão para dentro da Universidade, o que aumenta sua abrangência e fortalece as políticas e os direitos de cidadania”.

Projetos e ações viabilizadas pelas emendas do deputado Vander 2023/2024

  1. Fortalecendo a agricultura familiar em Campo Grande: ações de formação para implementação de boas práticas, inclusão digital, civil e fiscal
  2. Radiologia na Faculdade de Odontologia (Faodo)
  3. Cursinho da UFMS
  4. Observatório da Juventude
  5. Agricultura periurbana e permacultura em comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Horta na Aldeia)
  6. Festival de Violão
  7. Festival da Juventude
  8. Festival Universitário da Canção
  9. Publicação do livro “Rota Bioceânica”
  10. Viagem à Brasília
  11. Água dura e bombeamento fotovoltaico
  12. Mercado Escola
  13. Modernização e estruturação da Farmácia Popular
  14. Reforma de laboratórios do Instituto de Biociências
  15. Apoio às atividades de cinema do Auto Cine
  16. Curso de qualificação em turismo de base territorial nos municípios de Jardim e Porto Murtinho no âmbito da Rota Bioceânica

Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *