13/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Prof. André Luis realiza Audiência Pública com comunidades indígenas da Capital

‘Houve uma desvalorização e um desrespeito aos povos indígenas. É importante que façamos essa reparação’, afirmou o vereador

Publicado em 17/05/2023 12:57 - Semana On

Divulgação Câmara CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Foi realizada na segunda-feira (15) a Audiência Pública sobre “Políticas públicas nas comunidades indígenas de Campo Grande”. A audiência foi proposta e presidida pelo vereador Prof. André Luis e secretariada pelo vereador Coronel Villasanti.

André Luis iniciou o debate dizendo que um dos objetivos da audiência proposta era saber se o poder público estava no caminho certo em relação aos povos indígenas: “Houve uma desvalorização e um desrespeito aos povos indígenas. É importante que façamos essa reparação. Essa audiência é para sabermos se estamos no caminho. E, para saber, queremos ouvir os povos indígenas. Eles têm que nos dizer se estamos no caminho certo”.

Diversas lideranças indígenas da Capital estiveram presentes, além de representantes de órgãos ligados à causa e autoridades no assunto.

A comunidade indígena presente relatou várias dificuldades encontradas em seu dia a dia. Segundo os presentes, as principais necessidades são:

– Construção de moradias dignas nas comunidades;

– Melhorias no transporte público da região;

– Mais lazer e projetos relacionados à esporte para as crianças e jovens indígenas;

– Investimento em infraestrutura, como iluminação pública e asfalto;

– Transporte escolar, pelo menos no período noturno, devido à falta de segurança nas comunidades;

– Moradia para acadêmicos indígenas em Campo Grande;

– Reuniões recorrentes para que sejam repassadas as demandas da população ao poder público;

– Melhorias na prestação de serviços públicos ligados à saúde, principalmente no que se refere à comunicação, já que muitos indígenas não falam português ou têm dificuldade com língua.

Diante de todos os problemas relatados na audiência, o vereador Prof. André Luis propôs um dia de “gabinete itinerante” na aldeia Água Bonita para avaliar pessoalmente a situação da comunidade e oferecer os serviços do gabinete à população local.

Outra deliberação da audiência foi a criação da Comissão Permanente dos Povos Originários para que as pautas sejam tratadas de maneira mais específica, técnica e com uma maior recorrência a partir de reuniões periódicas.

Pensando nas eleições municipais de 2024, André Luis comentou ainda, durante o encerramento da audiência, sobre a importância de ter um candidato a vereador indígena em Campo Grande: “Ninguém representa melhor o povo indígena do que o próprio indígena. É importante a inserção dos povos originários na política. É importante vocês terem representantes aqui nesta casa, na Câmara de Vereadores.”


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *