23/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Presidente reafirma compromisso da ALEMS com proteção de crianças e adolescentes

"Nosso objetivo é diminuir a violência e atender melhor nossas crianças e adolescentes", disse o presidente da Casa, Gerson Claro

Publicado em 18/04/2023 3:21 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), reafirmou na segunda-feira (17) o compromisso do Parlamento Estadual com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes que vivem no Estado. Durante o 1° Encontro Interinstitucional sobre o Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente de Campo Grande, no Bioparque Pantanal, o parlamentar destacou a necessidade da união de esforços para combater a violência e fortalecer a rede de apoio.

“Precisamos envolver as famílias para que haja compromisso, responsabilidade e participação dentro da escola, para que possa acompanhar de perto os acontecimentos”, disse Gerson Claro. Segundo ele, famílias em situação de vulnerabilidade devem ser assistidas de perto, com atendimento multidisciplinar de todos os atores da rede de proteção. “Nosso objetivo é diminuir a violência e atender melhor nossas crianças e adolescentes e, fica aqui, o compromisso da nossa Casa e dos 24 deputados. Estamos todos comprometidos e, certamente, os projetos nesse sentido terão o nosso apoio”, enfatizou o presidente.

A desembargadora Elizabete Anache, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), abriu os trabalhos, destacando o empenho de todos os atores envolvidos no atendimento às crianças e adolescentes. Segundo ela, o evento marcou o início da parceria para a implantação de espaço para reunir, em um mesmo local, os principais programas e serviços voltados para o atendimento integral de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, por meio de equipes multidisciplinares.

O que também foi defendido pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALEMS. “Não podemos permitir nossas crianças serem abusadas, serem maltratadas e não fazermos nada. Precisamos dar a segurança que as nossas crianças realmente merecem”, disse o parlamentar, parabenizando todos os entes envolvidos na criação do Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência.

Também participaram do encontro representantes dos Poderes Executivo, Judiciário, além do secretário de Assistência Social de Vitória da Conquista (BA), Michel Farias, do consultor da Unicef e da Childhood Brasil, Benedito Rodrigues. Ele destacou uma nova cultura de tomada de depoimentos e compartilhou experiências de como é possível ouvir as crianças uma única vez, sem revitimizá-las. Também compareceram ao evento representantes de entidades ligadas ao tema.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *