13/06/2024 - Edição 540

Legislativo

Parlamentares debatem necessidade de política de valorização do esporte no Estado

O assunto foi abordado inicialmente pelo deputado estadual Zeca do PT

Publicado em 29/05/2024 11:45 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O deputado Zeca do PT (PT), abordou ontem (28), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recente episódio envolvendo o futebol sul-mato-grossense. “Nós todos, particularmente os que gostam de futebol, foram impactados com a notícia da prisão do presidente da federação, denúncia de que enorme quantidade de recursos que deveriam ser investidos no futebol, no desenvolvimento do esporte que arrasta multidões, foram desviados”, detalhou.

“Ontem, a Confederação Brasileira de Futebol [CBF] nomeou um interventor, um presidente provisório, e eu acho que seria importante que essa Casa por meio da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, promovesse uma audiência chamando os times e clubes para obter o melhor encaminhamento com nome proposto ao governador e à própria CBF. Que esta Casa também se aproprie desse assunto, já disputamos a semifinal do brasileiro, hoje estamos nessa situação”, considerou o deputado Zeca do PT.

O deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), lembrou o debate que aconteceu na Casa, que debateu a política estadual do esporte. “Houve uma audiência sobre Lei do Esporte para que fosse criada uma política de esporte estadual. O deputado Professor Rinaldo [Podemos], é presidente da Comissão de educação Cultura e Desporto, e fará o encaminhamento quanto ao assunto. O que ele precisar da Mesa Diretora e estrutura desta Casa, ele pode contar, pois esta é uma lei interessante que precisa ser elaborada com responsabilidade”, pontuou.

O deputado Professor Rinaldo informou sobre reunião com os atores envolvidos. “Nesse primeiro momento, informo aos membros titulares da Comissão de Educação, Cultura e Desporto que, na próxima semana, nos reuniremos com todos os presidentes de clube e o interino designado pela CBF, na próxima terça-feira (3), a partir das 14h, no Plenarinho”, informou.

A deputada Gleice Jane (PT) também contribuiu com o debate. “Há um projeto de lei com o tema desportivo, eu também participei da audiência pública e quero dizer aqui sobre a denúncia que recebi sobre um time de mulher que solicita recursos e tem vitórias significativas, e um masculino recebe recursos, mesmo sem ter as vitórias significativas. É necessária uma política séria que regulamente a distribuição dos recursos para os times”, ressaltou.

O deputado Antonio Vaz (Republicanos) elogiou as falas dos parlamentares que o antecederam. “Os deputados Zeca e Gleice (ambos do PT) falaram sobre assuntos muito importantes, eu tenho um projeto meu aprovado que incentiva o futebol feminino e dá condições para que elas venham disputar como os homens. Eu morava em São Paulo e sempre ouvia-se falar do futebol sul-mato-grossense. Há 40 anos ou mais isso acontece aqui no Estado e não podemos aceitar grandes profissionais do Estado que jogam foram do País, e o futebol de Mato Grosso do Sul fora do cenário nacional. Devemos criar uma comissão para acompanhar isso”, reiterou.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *