22/04/2024 - Edição 540

Legislativo

No Novembro Azul, Paulo Corrêa alerta para prevenção ao câncer de próstata

Parlamentar destaca importância do combate ao preconceito

Publicado em 11/11/2022 11:49 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

“É preciso romper a barreira do preconceito, porque não tem nada mais importante que nossa saúde. A prevenção é sempre o melhor caminho. Saúde do homem é coisa séria”, reforçou o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), no Novembro Azul, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de próstata.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) fala sobre o tabu envolvido em torno do assunto. “Tem muitos homens que ainda se recusam a fazer o exame de próstata por puro preconceito e acabam colocando a própria saúde em risco por falta de conhecimento sobre a doença que mata um homem a cada 38 minutos no Brasil”, alerta.

Corrêa é apoiador do Grupo Onça Pintada (GOP), organização não governamental que atua na prevenção ao câncer de mama e de próstata. “Fazemos esse trabalho há 22 anos e já salvamos milhares de pessoas nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Só nos últimos três anos, já atendemos mais de três mil homens”, conta.

“Esse projeto, o GOP, é meu xodó. E ter a oportunidade de ajudar o próximo é muito gratificante. E eu reforço, homens, se cuidem, procurem o médico, façam os exames necessários, pense na vida e no tempo com as pessoas que amam. Preconceito não leva a gente a lugar nenhum. A prevenção é o melhor remédio”, completa Paulo Corrêa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. De 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor, conforme dados do Ministério da Saúde.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *