22/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Na ALEMS, embaixador do Japão fala sobre parcerias com MS em economia sustentável

Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, foi recebido pelos deputados Gerson Claro, presidente da Casa de Leis, e Roberto Hashioka

Publicado em 27/03/2024 11:33 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na tarde desta terça-feira (26), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, falou sobre a importância do estreitamento de laços com o Estado, destacando parcerias em iniciativas de economia sustentável. Essa é a segunda vez que o emissário do governo japonês vem a Mato Grosso do Sul. Ele recebeu, na Casa de Leis, o Diploma de Ilustre Visitante, por proposição do deputado Roberto Hashioka (União), que tem descendência japonesa.

Hayashi já está a três dias em Mato Grosso do Sul e, como parte de sua agenda de trabalhos, reuniu-se com o governador Eduardo Riedel e com representantes do setor industrial. Na Casa de Leis, ele reforçou seu objetivo de estreitamento das relações entre o Estado e o Japão, enfatizando pautas ambientais.

“Temos conversado aqui em Mato Grosso do Sul sobre economia sustentável. Por exemplo, sobre hidrogênio verde. O Japão tem bastante tecnologia, como, por exemplo, carros a hidrogênio da Toyota. Queremos utilizar mais esse tipo de tecnologia para promover a economia sustentável, inclusive de hidrogênio verde aqui. E Mato Grosso do Sul tem muito potencial de economia sustentável”, disse o embaixador.

Teiji Hayashi também enfatizou a intenção de parceiras em turismo ecológico. “No ano passado, começamos a isenção de vistas para os brasileiros como turistas e homens de negócios. Agora, queremos aumentar o número dos visitantes em ambas direções. Ou seja, visitantes brasileiros no Japão, os japoneses no Brasil. Estou certo que os japoneses têm interesse em conhecer esses recursos turísticos, como o Pantanal, aqui no Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O embaixador agradeceu a honraria recebida pela Casa de Leis.  “Sempre agradeço muito o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ao governo japonês e também à comunidade nipo-brasileira. No ano passado, a Assembleia Legislativa celebrou uma sessão solene para comemorar 115 anos de aniversário da imigração japonesa no Brasil. Estamos muito honrados. E hoje, tive essa homenagem. Fico muito à Assembleia Legislativa”, afirmou.

Propositor do requerimento de concessão do Diploma de Ilustre Visitante ao embaixador do Japão, o deputado Roberto Hashioka falou sobre a homenagem prestada e sobre a questão ambiental, destacada por Hayashi.  “O embaixador Teji Hayashi é uma simpatia, um homem muito qualificado, que vem aqui para fortalecer ainda mais os laços do Japão com o Brasil através da cultura, da política, da economia”, disse.

“A pauta ambiental está muito presente aqui na Assembleia. Aprovamos recentemente a Lei do Pantanal. Estamos discutindo o carbono zero, a questão do hidrogênio. Então, tudo isso é do interesse do nosso Estado e do Brasil. E aqui, nesta Casa, estamos apoiando efetivamente o Governo do Estado e as parcerias importantes com outros países, inclusive com o Japão”, finalizou Roberto Hashioka.

O embaixador do Japão também foi recebido, na reunião, pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP). Participaram do encontro o cônsul-geral do Japão, Daisuke Hattori, a primeira secretária da Embaixada Japonesa, Yuka Iwanami, entre outras autoridades.

Com cerca de 30 mil descendentes de japoneses, Mato Grosso do Sul abriga a terceira maior colônia do Brasil, conforme dados do Consulado Geral do Japão. A comunidade japonesa no Estado só é menor que as de São Paulo e do Paraná.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *