23/04/2024 - Edição 540

Legislativo

MS pode ter Dia da Consciência sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis

De autoria da deputada Gleice Jane, projeto trata da detecção, tratamento e prevenção

Publicado em 06/07/2023 4:11 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 206/2023, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que estabelece o Dia Estadual da Consciência sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, suas abordagens para detecção, tratamento e prevenção, e dá outras providências.

A data será comemorada anualmente no dia 28 de junho e deverá ser incluída no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme disposto na Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010. O objetivo é promover a conscientização sobre essas doenças, seus fatores de risco, medidas de prevenção e controle, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados.

Diversas atividades de conscientização marcarão a data, entre elas campanhas educativas, palestras, debates, divulgação de informações sobre os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados e a importância de uma alimentação saudável; e ainda a promoção de atividades físicas.

“A importância deste projeto reside na conscientização e na mobilização da sociedade acerca da prevenção e do controle das doenças crônicas não transmissíveis. Elas são responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil  e se desenvolvem ao longo da vida, de forma silenciosa, lenta e, muitas vezes, sem apresentar sintomas. Mudanças de hábitos de vida, tais como a adoção de um estilo de vida saudável, a prática de atividades físicas regulares, o controle no consumo de bebidas alcoólicas e o combate ao tabagismo, são cruciais para a prevenção e o controle dessas doenças”, justificou a autora da matéria.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *