04/12/2023 - Edição 525

Legislativo

Matéria determina que anúncios de emprego não tenham teor discriminatório

Pedro Kemp, autor do projeto: ‘O objetivo é ampliar o sistema de proteção ao acesso e dignidade do trabalho, criando mais uma barreira à prática do preconceito’

Publicado em 02/08/2023 11:26 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou ontem (1º) o Projeto de Lei 219/2023, que proíbe a publicação de anúncios de emprego com teor discriminatório no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Não poderá haver nos anúncios referência à idade, cor, etnia, situação familiar, gênero ou orientação sexual. E os meios de divulgação de anúncios de emprego impressos ou digitais com sede em Mato Grosso do Sul deverão publicar, em caráter permanente, a seguinte informação: “é proibido anúncio de emprego com teor discriminatório, no qual haja referência à idade, cor, etnia, situação familiar, gênero ou orientação sexual”.

O deputado fala sobre o combate à discriminação no processo de admissão de emprego. “Já é combatido pela Lei Federal 9029/1995, e ainda assim permanecem as práticas discriminatórias no processo de admissão de empregados. O objetivo é ampliar o sistema de proteção ao acesso e dignidade do trabalho, criando mais uma barreira à prática do preconceito, estabelecendo penalidade àqueles que insistirem em publicar anúncios de vaga de emprego com critério de exclusão por raça, cor, etnia, religião ou gênero”, justifica Pedro Kemp.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *