25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Luiza Ribeiro apoia festa de 28 anos de resistência da Praça do Preto Velho

Evento é realizado pelo movimento ‘Respeito a sua fé, respeite meu axé’, composto por casas e terreiros de religião de matrizes africanas e ameríndias

Publicado em 26/05/2023 3:19 - Semana On

Divulgação Câmara CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) está apoiando a realização da Festa de 28 anos de resistência da Praça do Preto Velho que acontece no próximo domingo e está sendo realizada pelo movimento “Respeito a sua fé, respeite meu axé” composto por casas e terreiros de religião de matrizes africanas e ameríndias.

O evento teve sua origem após uma reunião entre a vereadora e lideranças de matrizes africanas e ameríndias realizada no início do mês de maio para debater sobre a ação de comemoração dos 28 anos da praça do preto velho.

“Essa festa também é uma homenagem ao nosso antigo prefeito Juvêncio Cesar da Fonseca e a primeira-dama Sueli Brandão da Fonseca que sempre nos ajudou muito na conservação desse espaço que é um local de referência religiosa da nossa cidade”, afirma a vereadora Luiza Ribeiro.

Criada pela artista Gentil da Silva Meneses, a estatua do Preto Velho é uma homenagem às culturas africanas e símbolo de resistência aos preconceitos enfrentados por esses povos na Capital durante a história. Os pretos velhos são entidades respeitadas pelos rituais da umbanda, representando espíritos negros escravizados que resistiram ao cativeiro e portadores de grande sabedoria.

Durante a festa haverá louvação a todos os pretos velhos da umbanda com cânticos, apresentações culturais e roda de capoeira. A celebração ocorre no próximo domingo (28), a partir das 13h, na Praça do Preto Velho. A entrada é gratuita.

Moção de Congratulação

A vereadora Luiza Ribeiro enviou durante a sessão de quinta-feira (25), moção de congratulação ao sacerdote José Luiz Mendes de Castilho, pelo zelo e carinho com a revitalização da escultura do Preto Velho, localizada na Praça do Preto Velho, no Jardim Paulista, em Campo Grande.

Nascido em General Salgado/SP, reside em Campo Grande há 40 anos, onde aprendeu amar e defender esta cidade com muito amor e respeito. Já participou de outras ações de revitalização da Praça do Preto Velho, é o nosso “guardião da Praça”.

Atualmente é Vice-Presidente do Instituto Umbanda Sagrada Vó Ana e Pai Manoel, também atuante no terreiro, sempre participando de assuntos envolvidos com Matriz Africana e Ameríndia. Visto a importância e a representatividade de seus serviços, o gabinete da Vereadora Luiza Ribeiro gostaria de parabenizá-lo e agradecê-lo.

A vereadora aproveita a oportunidade para agradecer a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Mara Bethânia Bastos Gurgel de Menezes e o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos Domingos Sahib Neto pelo apoio na revitalização e estruturação da praça para a realização da festa de 28 anos de resistência da praça do Preto Velho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *