Legislativo
A eutanásia dos animais com leishmaniose, assunto polêmico e recorrente, foi um dos temas que recebeu atenção
Publicado em 10/08/2023 11:27 - Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
“O enfrentamento da leishmaniose visceral canina em Campo Grande” foi o tema da Audiência Pública realizada na segunda-feira (7) no Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande.
A audiência foi proposta pelo vereador Prof. André Luis, que também é médico veterinário, mestre em Imunologia das Leishmanioses pela Universidade de São Paulo e membro da Comissão Permanente de Defesa, Bem-estar e Direito dos Animais.
Durante a audiência, foram abordadas questões como mosquito transmissor, importância do uso de repelentes nos animais para diminuir o contágio e tratamento dos animais com leishmaniose. Também entraram em pauta dados referentes à testagem em animais e humanos em Campo Grande.
A eutanásia dos animais com leishmaniose, assunto polêmico e recorrente, foi outro tema que recebeu atenção. Para o vereador Prof. André Luis, a eutanásia não é o caminho: “A eutanásia de animais que hospedam o parasita causador da leishmaniose não reflete na diminuição da incidência da doença entre os seres humanos. O certo é investir em tratamento, repelentes, telamento de casas e apartamentos e testagem dos animais”.
Participaram da audiência ONGs de proteção animal, protetores independentes, especialistas no assunto e representantes do município e do estado.
Assista a audiência completa.
Deixe um comentário