04/07/2024 - Edição 540

Legislativo

Lei: Dia Estadual do Reggae é instituído em MS

Gleice Jane destaca importância do ritmo como agente transformador social

Publicado em 01/07/2024 5:07 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (1º), a Lei 6.267 de 2024, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui o Dia Estadual do Reggae, em homenagem a Lincoln Gouveia. A data, que deve ser celebrada todos os anos em 1º de julho, foi incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.

Conforme a nova norma, a data será dedicada à promoção, valorização e divulgação do reggae no Estado, abrangendo atividades culturais, educacionais e sociais que reforcem os valores de paz, união e consciência social.

O Poder Público, em parceria com entidades representativas da cultura e outras organizações da sociedade civil, poderá promover eventos, festivais, oficinas, palestras e outras atividades que contribuam para a celebração e reconhecimento do legado do reggae no Estado.

A data presta homenagem ao músico Lincoln Gouveia, ex-vocalista da banda Canaroots e ícone do reggae, que faleceu em junho de 2021, em Campo Grande.

“Filho da servidora Ana Amélia, Lincoln Gouveia era um jovem sonhador e tinha como objetivo mudar as estruturas da sociedade, por meio da música. Com seu violão, levou multidões de pessoas à cantar e dançar reggae. Hoje, com representantes da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul, aprovamos nosso projeto de lei, que segue para sanção do Governo do Estado”, destacou Gleice Jane.

Na data celebrativa, poderão ser realizados eventos, festivais, oficinas, palestras e outras atividades de valorização do reggae. “O reggae, criado na Jamaica, tornou-se um gênero musical universal, enraizado na cultura brasileira e sul-mato-grossense, influenciando inúmeros artistas e promovendo valores de justiça social e espiritualidade. A criação do Dia Estadual do Reggae reconhecerá a contribuição significativa desse gênero musical para a identidade cultural e social de nossa comunidade”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *