23/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Gerson anuncia que no 2⁰ semestre de 2024 Sidrolândia terá abastecimento de gás natural

No primeiro ano serão fornecidos 240 mil metros cúbicos de gás por dia

Publicado em 17/04/2023 3:34 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A partir do 2⁰ semestre de 2024 empresas de diferentes segmentos e o consumidor final de cidades como Sidrolândia, ainda não atendidas pela rede de distribuição da MSGÁS passarão a dispor do gás natural em cilindros como uma alternativa energética limpa e a um preço competitivo.

Segundo o deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa, a MSGÁS, estatal detentora da concessão, abriu edital de chamada pública para contratação da empresa que será responsável pelo distribuição do GNC (Gás Natural Comprimido) armazenado em cilindros e do GNL (Gás Natural Liquefeito), resfriado para a forma líquida para facilitar o armazenamento e o transporte. As propostas devem ser entregues até o dia 31 de maio. A negociação dos contratos começa dia 29 de setembro e a assinatura deve acontecer no dia 30 de novembro.

Conforme o edital, no primeiro ano, serão fornecidos 240 mil metros cúbicos de gás por dia; em 2025, o volume sobe para 250 mil m³ e entre 2026 e 2028, 310 m³ diários. Assinado o contrato, a MSGAS inicia a contratação do cliente âncora.  Como parte dos investimentos no ramal sul do gasoduto, Campo Grande /Sidrolândia, será instalada uma estação de medição.

Provavelmente a partir de julho de 2024 começa a construção do ramal que terá 45 km, acompanhando o traçado da BR-060. Será usada tubulação em aço carbono (com pressão suficiente para atender grandes clientes consumidores) e a partir do Frigorífico da JBS (um cliente âncora em potencial), acompanhará o traçado do contorno rodoviário projetado pelo DNIT entre os quilômetros 442 e 432 da BR-060 (ligando as saídas de Campo Grande a de Nioaque). Estão previstos mais 5 km de rede em PEAD (tubulação feita com polietileno de alta densidade). A MSGÁS recebeu da Prefeitura um hectare às margens da BR-060 onde será instalado o city gate,local de recepção e armazenamento de gás natural dos gasodutos, onde , sua pressão é reduzida e é distribuída pelas redes da cidade.

Bandeira de Gerson

A vinda do gás natural para Sidrolândia para diversificar a matriz energética do município é uma bandeira do deputado Gerson Claro que tem feito gestões junto ao Governo do Estado.  Gerson em setembro de 2019 organizou uma audiência pública na Câmara para tratar da temática, que sensibilizou o Governo a contratar o projeto do ramal sul.

” O gás aumenta a competitividade do município na atração de investimentos”, avalia o deputado que também intercedeu junto ao Governo do Estado pelo acesso ao Frigorífico Balbinos (já concluído) e defende investimentos na BR-060, abertura de terceira pista, duplicação em trechos urbanos, além da construção de rotatórias e trevos de acesso. A rodovia é um ponto de passagem da rota Bioceânica que vai facilitar as exportações para a China e demais países do oriente, encurtando o acesso ao Oceano Pacífico.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *