25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Febre maculosa

Kemp solicita providências urgentes de prevenção e orientação para a população

Publicado em 21/06/2023 3:07 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Moradores e moradoras de Campo Grande, das regiões próximas ao Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes, da reserva da Universidade Federal (UFMS) e do Lago do Amor, estão preocupados devido à presença de muitas capivaras na área e pedem das autoridades responsáveis que medidas preventivas e de controle dos parasitas sejam adotadas e informadas a população.

“Sabemos que a capivara é um dos hospedeiros do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), o qual transmite a doença Febre Maculosa Brasileira (FMB). É importante que os responsáveis pela inspeção sanitária fiquem alertas para garantir que nossa fauna e a população estejam em segurança. Encaminhamos para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa a solicitação de providências urgentes para junto com os demais órgãos do SUS (Sistemas Único de Saúde) sejam feitas medidas urgentes de prevenção e orientação da população sobre a febre maculosa, doença transmitida pelo o carrapato-estrela”, afirmou o deputado.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, que serve como reservatório da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da doença que tem alta letalidade. Entre os animais que hospedam o carrapato-estrela a capivara tem especial facilidade para proliferação do aracnídeo e com os casos da doença recentemente registrados em São Paulo, inclusive com vítimas que perderam a vida, as pessoas estão preocupadas com o controle da febre maculosa.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *