Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Semana On

21/06/2026 - Desde 2009 informando com qualidade

Nos apoie:

Chave PIX:

19.485.790/0001-70

QR Code para doação

Legislativo

Em Porto Murtinho, Paulo Corrêa destaca importância de ponte ao desenvolvimento de MS

Publicado em 18/05/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), participou, em Porto Murtinho, de evento que marca a retomada do projeto de construção da ponte internacional sobre o rio Paraguai. O parlamentar destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. As obras devem ter início em meados do próximo ano e a licitação do empreendimento foi anunciada para 1º de julho.

A ponte ligará Porto Murtinho à cidade paraguaia de Carmelo Peralta, acesso fundamental no projeto da Rota Bioceânica Brasil-Chile. No encontro desta segunda-feira, que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, secretários estaduais, autoridades paraguaias e representantes da Itaipu Binacional, foi firmado o compromisso do governo paraguaio de retomada do projeto. O diretor-presidente da Itaipu Binacional paraguaia, Manuel Maria Cáceres Cardozo, afirmou que a licitação está prevista para o dia 1º de julho deste ano e as obras devem começar em meados de 2022.

Na avaliação do deputado Paulo Corrêa, o compromisso ratificado hoje pelo Paraguai vai impulsionar a competitividade e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Já podemos dizer que a ponte é uma realidade para nós, estamos vivenciando hoje um dia realmente histórico, fruto de um grande projeto do governador Reinaldo Azambuja de promover o desenvolvimento nas fronteiras e tornar nosso Estado mais competitivo”, afirmou.

Para o governador Reinaldo Azambuja, com o investimento em infraestrutura a região deixará de ser o fim de linha para se transformar no centro da integração latino-americana. “Essa ponte proporciona mais do que a integração física, mas a abertura de uma nova rota de circulação de mercadorias e riquezas, além de fomentar o turismo e estreitar nossas relações culturais”, acrescentou.

Cáceres Cardozo destacou que a retomada do projeto e o avanço das obras de pavimentação asfáltica indicam o compromisso do país vizinho com a integração latina e, sobretudo, com o Brasil e Mato Grosso do Sul.

Projeto

Conforme o projeto executivo, a ponte terá 1,3 mil metros de extensão, com 360 metros de vão e 22 de altura. É calculada para suportar tráfego de caminhões bitrens, pista dupla e acesso para pedestres. Concluído o processo licitatório, com previsão para o 2º semestre de 2021, a obra, orçada em R$ 84 milhões, será iniciada, com duração média de 33 meses.

Agenda

Após o ato no rio Paraguai, as autoridades seguiram para o lançamento do programa Cidade Empreendedora, parceria entre a prefeitura de Porto Murtinho e o Sebrae. O objetivo do programa é proporcionar condições de desenvolvimento e potencializar atrativos turísticos do município.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *