22/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Com apoio de Vander, Bonito realiza 7ª edição da sua feira literária

Evento acontece entre os dias 5 e 8 de julho, na Praça Liberdade

Publicado em 02/06/2023 12:43 - Semana On

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A 7ª edição da Feira Literária de Bonito (Flib) será realizada entre os dias 5 e 8 de julho, na Praça Liberdade, centro da cidade. O evento, que fomenta a cultura e a educação na Capital Nacional do Ecoturismo, conta com o apoio essencial do deputado federal Vander Loubet, que destinou uma emenda individual R$ 500 mil para a organização da Feira.

O tema escolhido para ser discutido este ano é “Literatura e Natureza: uma história para contar”. O assunto retoma uma questão presente desde a formação da literatura brasileira.

De acordo com a curadora da Flib, Maria Adélia Menegazzo, durante a Feira será possível trabalhar pontos pertinentes que fazem com que a sociedade se questione sobre a literatura.

“Que natureza está ali representada? Que leitura fazemos do seu papel na cultura e no nosso cotidiano? Como nos posicionamos diante de seus valores vitais? Se a literatura é, de fato, um direito, como se dá o acesso à ela?”, indagou Maria Adélia.

A Feira é referência nacional e acontece desde 2015, fazendo parte do calendário de eventos de Bonito. Conta com shows, teatro, grupos musicais e performáticos, oficinas de formação, oficinas de criação, contadores de histórias, jogos interativos e mostra de cinema. Toda a programação incluirá os estudantes das escolas do município.

Segundo o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, a cidade se destaca com o evento, por unir o turismo a outras áreas no mesmo ambiente, além de fortalecer a parceria entre o mandato do deputado Vander e o município.

“A Flib celebra a importância da leitura, da cultura e do conhecimento, proporcionando um espaço de encontro entre escritores renomados, entusiastas literários, nossas crianças e toda a comunidade. Além disso, contamos mais uma vez com a colaboração do deputado federal Vander Loubet, que é um grande parceiro do nosso município. Eu, em nome de todos os bonitenses, só tenho a agradecer a parceria do deputado e a atenção com Bonito”, pontuou o gestor municipal.

O festival terá a participação de 40 escritores, entre nacionais e locais. Nomes que já confirmaram presença incluem Daniel Galera, Joca Reiners Terron, Paulliny Tort, Micheliny Verunschk, Mel Duarte e Caio Augusto Ribeiro. Entre os escritores regionais, estão Adrianna Alberti, Álvaro Banducci, Jaceguara Dantas, Nery da Costa Jr. e Pedro Kemp.

O advogado e chefe de gabinete do mandato do deputado Vander em Campo Grande, Sandro Omar de Oliveira, esteve representando o parlamentar no lançamento da feira, que aconteceu nesse mês, na Capital.

“A Flib é fundamental para fomentar a cultura no município de Bonito, por ser uma cidade turística, o que irá estimular ainda mais a economia e a arte da região”, afirmou o advogado.

Para o deputado Vander, a Feira é uma oportunidade de as pessoas se interessarem ainda mais pela literatura, trocando conhecimento e experiências.

“Acho importante esse mergulho no mundo literário. Fundamental para a gente, enquanto sociedade, sair um pouco dessa comunicação muito instantânea que estamos acostumados nas redes sociais e ter contato com as formas de linguagem trabalhadas pelos escritores, seja através das palestras, cursos e oficinas que a Feira vai oferecer”, destacou o parlamentar.

O parlamentar também citou que a Flib vai estimular a economia da região. “O evento movimenta a economia do local, gerando oportunidades, emprego e renda para a população. Ou seja, é um projeto abrangente, com muito potencial, daí a importância de que siga se consolidando, para que a gente tenha mais edições”, finalizou Vander.

Para mais informações sobre a 7ª Feira Literária de Bonito, acesse https://flibonito.com.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *