21/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Aprovado PL do vereador Carlão para criação do Parque Natural Municipal com as cachoeiras da Bacia do Córrego Ceroula

O Parque trará estratégias de sensibilização e educação da população, manutenção e recuperação de nichos para a biodiversidade, processos biológicos e seus serviços ecossistêmicos

Publicado em 18/11/2022 1:59 - Semana On

Divulgação Câmara CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Durante a sessão ordinária de quinta-feira (17) da Câmara Municipal de Campo Grande, foi aprovado o Projeto de Lei 10.664/22 de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Casa de Leis, também assinado pelo vereador William Maksoud. A proposta visa a permuta para criação do Parque Natural Municipal de Campo Grande, ações voltadas à cultura, incentivo ao esporte e à vida saudável, inclusão e transparência.

“O Projeto autoriza o Executivo a permutar áreas públicas com a empresa concessionária de energia do Grupo Energisa e proprietários rurais da região da Bacia do Córrego Ceroula. Para criação e construção do Parque Natural Municipal de Campo Grande na Região da Bacia do Ceroula, local que abrange a Cachoeira do Céuzinho, Cachoeira do Inferninho, Usina Abandonada do Ceroula, quatro cachoeiras, se abranger toda área pode chegar a mais de 10, entre outras belezas naturais. Conheço pessoalmente a região, inclusive fui recentemente com o vereador Maksoud, e a viabilização desse Parque vai promover tanto a preservação ambiental, já que os mecanismos necessários para isso estão previstos no Projeto, além de fomentar o turismo ecológico e sustentável e o lazer em nossa Capital”, disse Carlão.

O objetivo é garantir a “preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de turismo ecológico (aventura e ecoturismo) e de lazer recreativo sustentável”. Conforme a justificativa do projeto, o Parque servirá para que seja realizada a gestão adequada da Unidade de Conservação, com estratégias eficazes de sensibilização e educação da população, manutenção e recuperação de nichos para a biodiversidade, processos biológicos e seus serviços ecossistêmicos.

“A criação do Parque Natural Municipal, entrará para a história de Campo Grande como um grande salto na área de turismo. Ter um Parque Natural fará com que nossa Capital deixe de ser um ponto de passagem de ecoturistas. Abrigamos um grande número de sítios naturais de beleza cênica, com características hidrográficas e paisagísticas que oferecem risco potencial para exploração do turismo ecológico (aventura e ecoturismo) e nesta região citada encontram-se todas elas, podendo tornar-se referência ao implantar o desenvolvimento do turismo sustentável”.

Outros Projetos – Dos 12 Projetos de Lei aprovados na sessão desta quinta-feira, outros de autoria do vereador Carlão. PL que institui o Projeto de Apoio às Bandas e Fanfarras. Convênios, distribuição de instrumentos musicais e promoção de festivais são algumas das ações previstas. Projeto de Decreto Legislativo que outorga a Medalha Dr. Rui de Oliveira Luiz ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, pelos relevantes trabalhos se destacando no combate à criminalidade. Também aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 2.485/22, que concede o Título de Visitante Ilustre da cidade de Campo Grande José Mauricio Pereira. Tendo exercício em mandatos por lutas comunitárias no Município de Cuiabá (MT).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *