14/06/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Raquel Medina lança seu primeiro livro nesta sexta

Escritora sul-mato-grossense explora, com poesia, sua relação com Campo Grande

Publicado em 20/09/2023 1:57 - Semana On

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A professora e escritora Raquel Medina lança nesta sexta (22) seu primeiro livro, intitulado “Cidade”, onde explora de maneira sutil e poética sua relação com o ambiente urbano. A obra será apresentada ao público, às 19h, na Esplanada Ferroviária, localizada na Av. Calógeras n.º 3015, no centro de Campo Grande. A entrada é gratuita, e a autora estará presente para um bate-papo e sessão de autógrafos.

Nascida no Pantanal e com o coração em Campo Grande, Raquel Medina compartilha que, embora “Cidade” não seja uma obra autobiográfica, ela tece a história de sua infância até a fase adulta, com ênfase em sua visão do ambiente urbano, tão diferente dos cenários naturais de Mato Grosso do Sul que são tão famosos.

“Meu livro fala muito da cidade porque, na maior parte da minha infância, eu morava na fazenda. Por causa dos estudos, nos mudamos para Miranda, que se tornou nossa morada, mas também um lugar onde precisávamos resolver nossos afazeres diários”, relembra Raquel. Sua jornada a levou a morar em diferentes cidades, incluindo Campo Grande, onde ela percebeu como a cidade era vista como algo distante e desafiador, mesmo que fosse uma parte essencial de suas vidas.

Com 37 anos, Raquel Medina expressa sua gratidão pelo Prêmio Ipê de Literatura, que permitiu a publicação de seu livro. Ela também revela suas influências literárias, destacando a tríade de poetas: Manoel de Barros, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.

“Manoel nos ensina a observar as coisas com sutileza, mesmo as pequenas. Em meu livro, dialogo com a poesia de Drummond, respondendo a alguns de seus escritos. E Cecília Meireles, uma artista que combina sutileza, força e profundidade em sua poesia, também é uma referência constante”, destaca a autora.

Em “Cidade”, é possível encontrar a presença constante de Manoel, representado na figura de um pássaro que visita as narrativas poéticas da escritora. Esse pássaro, sem ninho, simboliza a busca por um lugar próprio em meio à selva de concreto.

O lançamento de “Cidade” é resultado do Prêmio Ipê de Literatura, promovido pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande), vinculada à Prefeitura Municipal de Campo Grande. O livro estará à venda por R$ 30,00. Para mais informações sobre o livro e o evento de lançamento, acesse o Instagram.

Serviço

Lançamento do livro “Cidade” de Raquel Medina

Data: Sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Horário: 19h

Local: Esplanada Ferroviária, Av. Calógeras n.º 3015, Centro de Campo Grande, MS

Entrada: Gratuita


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *