25/05/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Programação especial do Sesc Cultura celebra cultura indígena

Publicado em 25/07/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nesta sexta sábado (27) o Cine Sesc apresenta o “Abraço da serpente”, que conta a história de um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. O longa será às 19 horas.

Sexta e sábado (27 e 28) a atração é o Planetário e Observatório Solar Indígena desenvolvido pelo curso de Física da UEMS (Universidade Estadual do Estado), campus de Dourados. Oportunidade para conhecer algumas constelações e mitos do céu Guarani e também estarão disponíveis, no átrio, telescópios para observação do céu. O planetário é uma estrutura inflável com cinco metros de diâmetro e 4,5 metros de altura e que pode receber até 30 pessoas, por visitação. As visitas estarão abertas das 10h às 12 horas e das 14h às 20 horas.

O Planetário projeta o céu em telas semiesféricas e permite a visualização de planetas e estrelas. Os jogos de luzes reproduzem o céu de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer época do passado e do futuro. O observatório solar indígena, equipamento criado pelos povos Guaranis e usado desde fins de festejos à orientação do plantio, consiste em um círculo dividido várias linhas (norte/sul, leste/oeste, noroeste/sudeste, sudoeste/nordeste). As observações dos movimentos do Sol podem ser percebidas por meio da sombra de uma haste vertical – chamada de gnômon -, que fica no centro do Observatório, para determinar o meio dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano.

No sábado (28), a criançada vai aprender um pouco sobre a arte Terena e Kadíweu com pinturas de seus símbolos uma atividade gratuita que, para participar, basta ter pelo menos 04 anos de idade, estar acompanhado dos pais ou responsáveis e levar o material necessário. Depois da oficina, elas farão uma visita ao observatório solar.

Serviço

O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *