25/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Primeiro festival de jazz da capital rola até o dia 31

Imperdível: confira a programação completa

Publicado em 27/03/2024 10:27 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Campo Grande recebe, até o dia 31, a primeira edição do “Campo Grande Jazz Festival”. O evento é uma iniciativa dos produtores Adriel Santos e Franciella Cavalheri e foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (Fmic) da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Todas as atividades serão gratuitas e a programação conta com convidados sul-mato-grossenses, brasileiros e norte-americanos.

“O jazz é patrimônio da humanidade e no mundo inteiro tem festival dedicado a este estilo. O jazz faz parte da cultura musical do ser humano e Campo Grande ter um festival para fomentar este estilo é algo culturalmente básico”, ressalta Adriel Santos, produtor do festival.

O “Campo Grande Jazz Festival” terá duas etapas. A primeira teve início nesta segunda-feira (25), com apresentações nos terminais de ônibus da capital. Nesta terça (26), a banda Urbem se apresenta no Terminal Nova Bahia na quarta (27), é a vez de Barah Trio animar o Ponto de Integração Hércules Maymone. As performances começam às 18h e tem 40 minutos de duração.

As apresentações nos terminais  servirão como um “esquenta” para a segunda etapa do evento, que vai de 28 a 31 de março, no Armazém Cultural, localizado na Esplanada Ferroviária. O espaço será adaptado para o festival, com sala adequada acusticamente para os shows, cadeiras e arquibancada, camarins e praça de alimentação.

Entre os artistas confirmados para o festival estão Katie Thiroux Trio, da Califórnia (EUA), o trombonista Ryan Keberle, de Nova York (EUA), e Edu Ribeiro Trio, de São Paulo (SP). Também está prevista a presença do DDG4, de São Paulo (Brasil). Os shows na Esplanada começam com os concertos dos grupos sul-mato-grossenses El Trio, Urbem e Barah Trio. Haverá ainda um concerto dedicado ao multi-instrumentista Antônio Porto, músico sul-mato-grossense que estimulou o surgimento de uma cena jazzística em Campo Grande nos anos 1990 e influenciou uma nova geração de músicos da Capital a tocar jazz. Na sequência se apresentam Edu Ribeiro Trio, Ryan Keberle, DDG4 e Katie Thiroux Trio.

O festival vai homenagear em toda edição um artista pela pioneira contribuição ao jazz em Mato Grosso do Sul. O primeiro será o pianista, guitarrista e baterista Miguel Tatoon Barrera. Miguelito lançou em 1992 o primeiro disco de jazz gravado em solo sul-mato-grossense e participou de bandas icônicas do Estado, como The Mini Boys e Zutrik.

Confira a programação completa:

27/03 (Qua) – 18h
Ponto de Integração Hércules Maymone
Barah Trio (MS/BR)

28/03 (Quinta-feira) – 9h
Armazém Cultural
ABERTURA
Edu Ribeiro Trio (SP/BR)

29/03 (Sexta-feira) – 19h
Armazém Cultural
Urbem (MS/BR)
Ryan Keberle (NY/EUA)

30/03 (Sábado) – 10h
Teatro Aracy Balabanian
Brunch – DDG4 (SP/BR)

30/03 (Sábado) – 19h
Armazém Cultural
Antônio Porto in Concert
DDG4 (SP/BR)

31/03 (Domingo) – 19h
Armazém Cultural
Katie Thiroux Trio (LA/EUA)
Homenagem a Miguel Tatton
El Trio (MS/BR)


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *