02/07/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Plataforma Cultural terá 2º Encontro de Crespos e Cachos neste domingo

Publicado em 05/08/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Neste domingo (7), a Plataforma Cultural será palco do 2º Encontro de Crespos e Cachos de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Movimento de Crespos e Cachos, com apoio da prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

Neste ano o evento, que integra as comemorações de 117 anos de Campo Grande, terá diversas atrações culturais com oficinas de turbantes, exposição de artesanato, palestras e shows musicais. O evento acontece a partir das 14 horas e se estende até às 20 horas.

O evento em prol do cabelo natural pretende reunir integrantes da comunidade crespas e cacheadas de Campo Grande e simpatizantes. A intenção é criar mais um espaço para discussões de temas importantes para a luta negra, troca de dicas de cuidado com o cabelo, experiências e espaço para fotografia.

Atrações

Na programação constam atrações diversas como o Projeto Curumim Pé de Ouro, samba e MPB com Karô Castanha e Simona, – Grupo de Rap com La Firma ZN Clã, Lra Moreno, com dança Afro, amarrações de turbantes com “As minas do Turbante”, trançadeiras e roupas e acessórios diversos com a participação do Coletivo Viva Rua.

Palestras

O encontro contará com uma série de palestras que iniciam às 15h30min que tratarão sobre racismo, discriminação, identidade e empoderamento negro. A psicóloga e arte-educadora, Soane Piuna, falará sobre o tema Identidade, Estética e Empoderamento. Soane faz parte do Grupo Mulheres Negras em ação da Comunidade Tia Eva.

A educadora social, Romilda Neto Pizani falará sobre Mulher negra e a mídia. Ela é representante da Conen (Coordenação das Entidades Negras de Mato Grosso do Sul), e membro da Coordenação Executiva do Fórum Estadual de Cultura.

Membro do Conselho do Negro de Três Lagoas, Davi Da Silva Ribeiro Masther abordará o tema Exclusão do LGBT negro na sociedade contemporânea e LGBTfobia e movimento negro.

Ana José Alves, presidente do Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito falará sobre as práticas e violações aos direitos do negro.

Sobre o Encontro

O Encontro, que está em sua segunda edição, foi idealizado por seis organizadoras que são Angela Batista, Andressa Brandão, Juliana Dimas, Sara Arinos, Taynara Pereira e Vanessa Pereira. As organizadoras se conheceram após algumas entrevistas cedidas para jornais online e impressos que tratavam a temática de assumir a real estrutura do cabelo afro e cacheado. Segundo Taynara, com isso, foi criado um grupo em uma rede social para que pudessem trocar experiências, histórias e dicas de cuidado capilar.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *